O
início do ano letivo nas escolas da rede estadual de ensino será
marcado por grandes investimentos na educação. A Secretaria de Estado de
Educação (Seduc), visando à melhoria da qualidade do ensino, tem
desenvolvido ações que contemplam o suporte pedagógico e de
infraestrutura às escolas da rede.
Entre as ações que vêm sendo realizadas
nesse sentido, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o
Programa Nacional de Livro Didático (PNLD), está à renovação dos
materiais didáticos utilizados pelos alunos. Este ano, as instituições
de ensino da rede pública estadual estão recebendo livros didáticos para
alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Uma das escolas que concluiu o
recebimento dos novos livros é o Centro Integrado do Rio Anil (Cintra),
escola administrada pela Fundação Nice Lobão e vinculada à Seduc.
Segundo o diretor geral da instituição,
Arnaldo Costa, foram recebidos 2.669 conjuntos de livros, totalizando
29.359 títulos de todas as áreas definidas na proposta pedagógica da
escola.
Durante o recebimento, a supervisora
pedagógica Fátima Durans destacou que os títulos recebidos foram
escolhidos com base nas diretrizes curriculares estaduais. “Todos os
títulos escolhidos pela escola para utilização estão alinhados às
Diretrizes Curriculares definidas pela Seduc em 2014, representando
excelente ferramenta de apoio ao aprendizado durante sua utilização, que
será de três anos”.
Investimentos
A conclusão do Plano de Ações
Articuladas (PAR), pela Seduc, junto ao governo federal (FNDE/MEC) em
2013, garantiu investimentos em diversos setores da educação na rede
estadual maranhense. Com os recursos liberados, foi possível a aquisição
de 136 ônibus escolares, 4.452 aparelhos de ar-condicionado e 91.543
carteiras escolares, além da garantia de formações continuadas em
diversas áreas, perfazendo um investimento total de R$ 62,3 milhões.
Na última semana, o Centro de Ensino
Governador Edison Lobão (Cegel), que está em fase final de conclusão da
reforma, recebeu mais de 1.440 conjuntos de carteiras que serão
utilizadas na escola.
Segundo o secretário de Educação, Pedro
Fernandes, os investimentos são alinhados às mudanças propostas pelo
projeto de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento (Pnud) e Ministério da Educação (MEC).
“A parceria com o Pnud permitiu o
estabelecimento, pela Seduc, de padrões mínimos estruturais para as
escolas e padronização do nível de ensino. As diretrizes curriculares e
os investimentos representam a efetivação desse planejamento para a
educação no estado”, afirmou.
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