Pages

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Escolas recebem livros, carteiras e equipamentos de ar-condicionado


O início do ano letivo nas escolas da rede estadual de ensino será marcado por grandes investimentos na educação. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), visando à melhoria da qualidade do ensino, tem desenvolvido ações que contemplam o suporte pedagógico e de infraestrutura às escolas da rede.

Entre as ações que vêm sendo realizadas nesse sentido, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Programa Nacional de Livro Didático (PNLD), está à renovação dos materiais didáticos utilizados pelos alunos. Este ano, as instituições de ensino da rede pública estadual estão recebendo livros didáticos para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Uma das escolas que concluiu o recebimento dos novos livros é o Centro Integrado do Rio Anil (Cintra), escola administrada pela Fundação Nice Lobão e vinculada à Seduc.

Segundo o diretor geral da instituição, Arnaldo Costa, foram recebidos 2.669 conjuntos de livros, totalizando 29.359 títulos de todas as áreas definidas na proposta pedagógica da escola.

Durante o recebimento, a supervisora pedagógica Fátima Durans destacou que os títulos recebidos foram escolhidos com base nas diretrizes curriculares estaduais. “Todos os títulos escolhidos pela escola para utilização estão alinhados às Diretrizes Curriculares definidas pela Seduc em 2014, representando excelente ferramenta de apoio ao aprendizado durante sua utilização, que será de três anos”.

Investimentos

A conclusão do Plano de Ações Articuladas (PAR), pela Seduc, junto ao governo federal (FNDE/MEC) em 2013, garantiu investimentos em diversos setores da educação na rede estadual maranhense. Com os recursos liberados, foi possível a aquisição de 136 ônibus escolares, 4.452 aparelhos de ar-condicionado e 91.543 carteiras escolares, além da garantia de formações continuadas em diversas áreas, perfazendo um investimento total de R$ 62,3 milhões.

Na última semana, o Centro de Ensino Governador Edison Lobão (Cegel), que está em fase final de conclusão da reforma, recebeu mais de 1.440 conjuntos de carteiras que serão utilizadas na escola.
Segundo o secretário de Educação, Pedro Fernandes, os investimentos são alinhados às mudanças propostas pelo projeto de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Ministério da Educação (MEC).

“A parceria com o Pnud permitiu o estabelecimento, pela Seduc, de padrões mínimos estruturais para as escolas e padronização do nível de ensino. As diretrizes curriculares e os investimentos representam a efetivação desse planejamento para a educação no estado”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.