Pages

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

SES realiza mutirão de hérnia no Hospital Geral


Cirurgiões gerais de outros estados e maranhenses participaram, nesta quarta-feira (26), da parte prática da Jornada Nordestina de Hérnia – promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O encontro teve início no Conselho Regional de Medicina (CRM), onde foram discutidas as novas técnicas de procedimentos, e encerrado no Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral) com a realização dos procedimentos cirúrgicos em 12 pessoas.

Coordenador da Jornada e diretor do Hospital Geral, Luiz Alfredo Netto Guterres disse que o evento serviu para debater as novas técnicas cirúrgicas voltadas para a hérnia e as que são possíveis de serem aplicadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Este é um encontro que reúne renomados cirurgiões para que possamos trocas experiências e melhorar ainda mais os atendimentos aos nossos pacientes”, justificou.
O cirurgião geral Flavio Malcher, do Hospital Universitário do Rio de Janeiro, disse que encontros como estes foram realizados em estados como Paraíba, Rio de Janeiro e Pernambuco e servem para mostrar as novas tecnologias. “Estamos trazendo novas telas para serem usadas nas cirurgias de hérnia abertas e por videolaparoscopia”. Cirurgiões do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e o médico Valentin Vega, que veio da Colômbia, participaram dos procedimentos cirúrgicos.

A aposentada Maria Aparecida Garcez Pereira, 71 anos, moradora do bairro Santa Efigênia, em São Luís, foi uma das pessoas submetidas a cirurgia de hérnia. Ela já havia feito todos os exames e aguardava na fila de espera do hospital. “Há um ano fiz a cirurgia de retirada da mama e agora vou fazer de hérnia”. A dona de casa Lidia Souza Almeida, 37 anos, também passou pelo procedimento.  ”Sinto muitas dores quando a hérnia inflama e tenho certeza que minha vida será bem melhor agora”, prevê.

A Jornada de Hérnia foi realizada pela SES, em parceria com a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH). Mesas redondas, palestras, conferencia, discussões e debates sobre temas como análises de casos complexos, papel das sociedades médicas, experiências realizadas no Maranhão e em outros estados, tratamentos de hérnias, definição e classificação, entre outras abordagens, fizeram parte da programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.