Pages

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Nova nomenclatura usada pela FIFA dada aos antigos campos e jogadores de futebol incitam à violência



Um fato que ainda o Estatuto do Torcedor - CBF - não se aluiu para evitar tumultos e agressões físicas entre jogadores e atletas, é em relação às novas nomenclaturas dada pela FIFa aos antigos campos e aos jogadores de futebol. O que pelo visto, poderá instigar e incitar bastante à violência entre os torcedores dos clubes no Brasil e nos países estrangeiros.
O Estatuto do Torcedor é bem claro em seu Art. 1º, quando estabelece normas de proteção e defesa do torcedor à prevenção da violência nos esportes é de responsabilidade do poder público, das confederações, federações, ligas esportivas, clubes, associações ou entidades esportivas, recreativas e associações de torcedores, inclusive, seus respectivos dirigentes, bem como aqueles que, de qualquer forma, promovem, organizam, coordenam ou participam dos eventos esportivos.

Quer dizer, o Estatuto do Torcedor prevê tudo isso. No entanto, parece que está anulado diante das forças da poderosíssima, FIFA! 


Como na Roma Antiga

As antigas várzeas que se transformaram em campos de futebol  e que evoluíram com os tempos e foram denominadas com o nome também já ultrapassado para 'estádio'. Agora, os são denominados de 'arena'. Os então jogadores de futebol, que passaram a ser chamados de atletas, hoje são ovacionados pelas torcidas como 'gladiadores'. É como se nós retornássemos à Roma Antiga. À época, do Coliseu de Roma que era um enorme anfiteatro reservado para combates entre gladiadores ou opondo esses guerreiros contra animais selvagens. Aquele gladiador que sobressaísse e sobrevivesse após o combate mortal teria a sua vida poupada e ganhava a liberdade, ou ainda, o direito de ter novo enfrentamento.

Enfim, não passava de uma diversão canibalesca e selvagem, onde os torcedores de forma uniformizada e organizada incitivam e brigavam entre si, e até apostavam em quem seria o provável vencedor da ferrenha luta, ora vista ao vivo por todos que se encontravana dentro do Coliseu de Roma, a arena de hoje em dia em que estão chamando os modernos estádios de futebol para a disputa da Copa do Mundo de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.