Pages

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Governadora empossa delegados, apresenta coronéis da PM e entrega viaturas em São Luís

A ação tem o objetivo de intensificar as ações de combate à criminalidade no Maranhão.


Com o objetivo de intensificar as ações de combate à criminalidade no Maranhão, a governadora Roseana Sarney apresentou, nesta quarta-feira (7), os 7 novos coronéis da Polícia Militar e empossou 68 novos delegados da Polícia Civil. Na oportunidade, ela entregou 395 veículos de um total de 563 que reforçarão os órgãos que compõem o Sistema de Segurança. O ato aconteceu no Palácio dos Leões e teve a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Ricardo Murad.

 1

Em seu pronunciamento, a governadora anunciou a entrega, até o fim deste ano, de mais 230 carros, 15 ambulâncias e 10 viaturas auto-bomba tanque e pediu empenho dos agentes de segurança pública. “O Governo do Estado garantiu recursos de mais de R$ 32 milhões para o incremento das frotas das polícias. Arregacem as mangas, a arma que deve prevalecer é a lei, que garante bandido na cadeia e a população em paz nas ruas. A união de todos vocês representam uma só força: a força contra o crime”, determinou. “Com todo este trabalho, a resposta à população será muito mais rápida e eficiente”, acrescentou Roseana. 


Desde 2010, já foram entregues 1.700 veículos para o aparelhamento policial, entre carros, motocicletas, micro-ônibus, vans, guinchos e quadriciclos, e 1 helicóptero, um dos mais modernos do mundo para o trabalho de prevenção e combate à criminalidade.

  
De acordo com o secretário de Segurança, Ricardo Murad, além de reforçar o aparato físico, o governo estadual também está preocupado com a valorização do profissional militar.  “Hoje, estamos com uma força integrada, unida, trabalhando em conjunto para dar o que a sociedade o quer: segurança. E isto se faz sobretudo com pessoas, estratégia e inteligência. Eu acredito no potencial das nossas corporações motivadas, preparadas e satisfeitas”, pontuou.


Também participaram da solenidade a secretária chefe da Casa Civil, Anna Graziella Costa; de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa; de Ciência e Tecnologia, Fernando Lima; de Gestão e Previdência, Marcos Jacinto; de Programas Especiais, Clodomir Paz; de Articulação Institucional, Pâmela Santos; de Cidades, Silvano Neto; da Mulher, Catharina Bacelar,  os adjuntos de Inteligência e Ações Estratégicas, Laércio Costa; e de Articulação e Desenvolvimento Institucional, coronel Antônio Roberto dos Santos; a delegada geral da Polícia Civil, Maria Cristina Resende; os comandantes gerais da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, e do Corpo de Bombeiros, Wanderley Pereira; deputados Costa Ferreira, Rogério Cafeteira, André Fufuca, Antônio Pereira, Raimundo Louro, Carlinhos Florêncio; prefeitos; entre outras autoridades.

Novas viaturas

Foram entregues 152 motocicletas e 241 viaturas modelo Pálio Weekend Adventure para a Polícia Militar, distribuídas entre os batalhões da capital e do interior; 100 Pálio Weekend Adventure para a Polícia Civil; e 10 para o Corpo de Bombeiros, além  de duas ambulâncias. Todos os veículos possuem identidade visual-acústica, logo, rádio de comunicação, suporte para armas, sirene, giroflex, espaço para contenção de presos, entre outros acessórios. As motocicletas vêm equipadas com sirene, bagageiro, capacete, painel digital com giroflex em LED na cor branca.

 Para o comandante geral da PM, coronel Zanoni Porto, as ações fazem parte de uma exitosa implantação da política de segurança feita pela governadora, em 2009. “Além das viaturas, também estamos recebendo 1.371 novas armas e 950 coletes à prova de balas, tudo isso para dar condições aos nossos policiais de enfrentar a violência e montar o planejamento estratégico na região metropolitana e interior do Maranhão”, contou.

Novos delegados

Os profissionais serão distribuídos de acordo com o critério de classificação e balanço de ocorrências por município.

O efetivo representa incremento de 75% no número inicial previsto no edital, que era de 40. “Este novo número de delegados é muito importante para todo o estado. Nós temos equipamentos, armas e viaturas, por isso, nossa maior prioridade é o pessoal”, destacou a delegada geral da Polícia Civil, Maria Cristina Resende.

Atualmente, o Maranhão conta com cerca de 300 delegados.

Novos coronéis

O ato tem por base a Medida Provisória (MP) nº 173, de abril de 2014. Com a medida, o efetivo de coronéis na PM será elevado em 40% e passará de 18 para 25 homens. Foram promovidos os oficiais Carlos Eduardo Abreu Gomes, José de Ribamar Silva Carvalho, Laércio Ozório Bueno, Marco Antônio Alves da Silva, José Frederico Gomes Pereira, Zózimo Paulino da Silva Neto e Raimundo Nonato Santos Sá.

Segundo a MP assinada pela governadora, os sete novos coronéis nomeados ocuparão a nova função por cinco anos, já que houve redução em três anos no tempo de permanência de um coronel no cargo. Os outros 18 coronéis ficarão nos cargos por oito anos.

Ainda de acordo com a MP, os novos coronéis serão designados para trabalhar em diferentes unidades da PMMA, entre elas o Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 (CPAM 2), o Comando de Policiamento da Área Metropolitana 3 (CPAM 3), o Comando de Segurança Comunitária e a Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos.

Incremento nas ruas

A medida vai permitir uma oxigenação na tropa, já que possibilita um aumento no número de vagas para a promoção, visando à valorização dos militares, no que diz respeito à ascensão na carreira militar e ao incremento nos vencimentos mensais. Com a implantação dessa proposta, a Polícia Militar deve ampliar o quadro de acesso à promoção, fazendo com que os policiais possam atuar ainda mais motivados, uma vez que eles terão elevação aos postos na hierarquia militar até o final da carreira.

A criação de mais dois comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), passando a vigorar o CPMA-1, CPMA-2 e CPMA-3, é resultado de estudo estratégico feito pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), com o objetivo de reorganizar os espaços urbanos de São Luís e dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, distribuindo os batalhões e unidades da PM por região.

Outro avanço diz respeito à efetivação da Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos, que irá resultar no aumento do efetivo de equipes policiais empregados nos trabalhos de inteligência e contra inteligência, visando à obtenção e análise de dados e informações e a pronta-intervenção, prevenindo e coibindo a atuação de criminosos, bem como dando suporte às ações dos batalhões.

Além disso, a partir de agora funcionará o Comando de Segurança Comunitária (CSC), o qual será voltado para a disseminação da filosofia de polícia comunitária, promovendo uma maior aproximação entre polícia e sociedade.

PERFIL DOS NOVOS CORONÉIS

Marco Antonio Alves da Silva - Tem 46 anos de idade, sendo 27 dedicados à Polícia Militar. Foi comandante do 4º BPM, sediado em Balsas, e do 3º BPM, sediado em Imperatriz. Até então, chefiava a Agência Central de Inteligência da PMMA. É o comandante do Policiamento Metropolitano desde novembro de 2013.

Raimundo Nonato Santos Sá - É casado, natural de São Luís, Maranhão, nasceu em 31 de agosto de 1966. Iniciou sua carreira militar em 1985, na Marinha do Brasil, como marinheiro, na Base Almirante Ari Parreira, em Natal, Rio Grande do Norte. Aprovado em concurso público para a Polícia Militar do Maranhão em 1986, é Bacharel em Segurança Pública, pela Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente comanda o Batalhão de Polícia de Choque.

José Frederico Gomes Pereira - Natural de Juazeiro (BA). Foi fundador do Grupo de Operações Especiais no 3º BPM, sediado em Imperatriz. Comandou o Batalhão de Choque no período de 2002 a 2010. Foi comandante do 9º BPM de 2012 a abril de 2014. 

Atualmente, é chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento Especializado (CPE)
José de Ribamar Silva Carvalho - Tem 49 anos de idade e ingressou na PMMA em 1984.

 Foi comandante da 4ª Companhia Independente em Chapadinha, do 11º BPM em Timon e chefiou seções do Estado Maior do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM), do Estado Maior do Comando do Policiamento do Interior (CPI), Ouvidor Agrário da PMMA. Atualmente atua no Gabinete do comandante-geral da PMMA.

Laércio Ozório Bueno - Natural do Rio Grande do Sul, tem 45 anos de idade e 22 anos de serviços prestados à PMMA, é bacharel em Ciências Contábeis com especialização em Gestão de Segurança Pública. Foi comandante de vários batalhões e atualmente comanda o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), responsável pela formação dos policiais aprovados no último concurso público.

Carlos Eduardo Abreu Gomes - Tem 54 anos de idade, 35 anos de atuação na Polícia Militar. Foi comandante da Companhia Independente de Choque (1995-1997), da 2º Companhia Independente em Bacabal, ajudante Geral da Polícia Militar por duas vezes, e chefe da 3º seção. Atualmente é comandante de Policiamento de Área do Interior.

Zózimo Paulino da Silva Neto – Natural de São Luís, tem 45 anos, é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Paudalho (APMP), em Pernambuco. Foi adjunto da 1ª Seção do Estado Maior Geral, comandante da Companhia do Comando Geral e Subcomandante da Academia de Polícia Militar. É assistente do comandante-geral, desde novembro de 2013.

Saiba mais

NOVOS COMANDOS

- Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 – Atuará nos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

- Comando de Policiamento da Área Metropolitana 3 – Englobará os bairros da Área Itaqui-Bacanga e do Distrito Industrial de São Luís.

- Comando de Segurança Comunitária – Responsável pelo planejamento e coordenação dos órgãos e USCs no estado.

- Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos – Trabalhará a análise de dados e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.