Pages

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Plano Real completou vinte anos nesta terça-feira

Por Idalgo Lacerda - Para muitos críticos, economistas e estudiosos, o Plano Real é considerado uma obra-prima, porém inacabada! O Plano Real foi criado sob a égide da Unidade Real de Valor (URV), quer era equivalente a CR$ 647,50 (cruzeiros de reais).

O País vivia naquele ano uma inflação nos seis primeiros  meses de 1994, cerca de 757,29% a.a. Daí surgiu o Real como moeda transitória que foi aprovada por medida provisória durante a sua implementação com o objetivo de estabilizar a economia nacional, através de agências reguladoras. No caso também ocasionou a eleboração da hoje conhecidíssima, Lei de Reponsabilidade Fiscal ou Lei kandir!!!

Há muito o que se comemorar, contudo, ainda há muito o que se fazer sobre a relação entre o consumo e a demanda reprimida que por parte dos consumidores gera a inflação e, portanto, isso é o maior problema que permeia à falta de controle da inflação.

Ao longo de todo esse tempo nada fora feito no sentido de adaptar-se a esse grandioso plano econômico medidas de ajustes quanto aos gastos públicos e, que devolveu assim, uma boa parte do poder aquisitivo aos brasileiros e, ao mesmo tempo, passou a ser enquadrado dentro da nossa realidade.

O Plano Real nesta terça-feira (01) completa vinte anos de existência desde que foi concebido à época do então Presidente da República, Itamar Franco. Cujo Ex-Mininistro da Fazenda foi o então e também, e, depois, eleito Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.