Pages

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Macrorregional celebra dois anos de bons serviços prestados à população de Coroatá e região


Por IDALGO LACERDA – Passados dois anos após sua inauguração e que foi entregue aos seus munícipes, o Hospital Macrorregional de Coroatá completa nesta quinta-feira (21) de agosto, o seu segundo aniversário pelos bons e relevantes serviços prestados à população de Coroatá e região.

A cada dia o referido Macrorregional vem aperfeiçoando os seus atendimentos e procedimentos médicos, através de reciclagem, treinamento e capacitação de seus funcionários por intermédio de seminários multidisciplinares que é oferecido com a realização de palestras direcionadas ao corpo funcional que vai desde o atendente ao mais graduado e qualificado profissional da área de saúde de cada setor do hospital.

Tudo começa com avaliação dos procedimentos preliminares com a chegada do paciente, quando os sinais vitais do paciente são checados pelos funcionários daquela casa de saúde.

Tudo em obediência e por determinação do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. O atendimento tem que ter o esmero quanto à sua qualidade por excelência em todos os seus procedimentos médicos. Que inicia a partir da acolhida à saída do respectivo paciente quando este recebe alta para retornar ao aconchego do seu lar junto com os seus familiares.

Novidades em cirurgias trazidas pelo Macrorregional de Coroatá

Nestes dois anos de existência do Hospital Macrorregional muita coisa melhorou na saúde da população de Coroatá e região. Cirurgias de média e de alta complexidade são realizadas com bastante sucesso pela sua equipe de cirurgiões quanto a cada caso específico a ser tratado pelos médicos que integram o seu corpo médico.

A partir desta semana cirurgiões estarão realizando cirurgias de Vídeo laparoscopia que é um tipo de cirurgia incisa a parede abdominal para operar as estruturas e órgãos intra-abdominais a céu aberto. Consiste também na retirada de pequenas porções de tecido para análise anátomo-patológica.

Antes, muitos pacientes locais destinavam-se a vizinha cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí. Era um verdadeiro Polo de Turismo de Saúde que era deslocado para aquele estado da federação brasileira.

Pode-se dizer que era e ainda é uma medicina mercantilista que visa única e exclusivamente o vil metal que outrora fomentou e enriqueceu e expandiu-se de certa forma em cima das necessidades prementes do povo maranhense.

Só para se ter uma ideia, cerca de 60 mil pacientes maranhenses saíam do Maranhão em busca dos procedimentos médicos. Era uma verdadeira disputa leiloada à base do quem paga mais e melhor em função do salve-se quem puder. Ou seja, uma verdadeira cadeia que se tornava uma enorme teia de aranha bem grande, onde todos que estão envolvidos ganham e, ao mesmo tempo, muito dinheiro sem ligar para a dor alheia e, principalmente, para aqueles mais necessitados que não tivesse e não têm recursos financeiros de modo alguma para se tratarem.

Todos esses elos danosos e viciados foram quebrados com o advento da melhora da saúde do povo maranhense a partir da criação e da implantação do Programa Saúde é Vida, que hoje é compartilhada por uma rede de saúde integrada e interligada, viabilizando assim, todos os atendimentos em tempo integral.

E isso custa caro? Claro, que sim! Não só pelo preço cobrado que é mantido pelo dinheiro, como também pelas dores de cotovelo, invejas e a intrigas constantes quando muitos interesses são contrariados, quebrados e postos em discussão por causa de um grande programa de saúde que serve até como modelo de exportação para todos os demais estados da federação brasileira!!!

Parabéns, Macrorregional de Coroatá pelos dois anos de existência e que continue a existir para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.