Pages

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

SES promove oficina de Manejo Clínico de Aleitamento

Foto/ Nestor Bezerra - Oficinas promovida durante
a Semana Mundial de Aleitamento Materno
Da AI/SES - Discutir a importância da amamentação é a finalidade da oficina de “Manejo Clínico do Aleitamento – amamentar é cuidar do futuro”, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no auditório da Maternidade Marly Sarney, em São Luís. O evento, que faz parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, teve início nesta segunda (4) e será encerrado na quarta-feira (6).

A chefa do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Fernanda Carneiro, diz que a importância do aleitamento materno para as mulheres e os bebês é preciso chegar ao maior número de pessoas. “Entre os vários benefícios, o leite humano tem nutrientes capazes de promover o crescimento e desenvolvimento do sistema nervoso e aprendizado da criança”, enfatizou.

Fernanda Carneiro disse que a amamentação favorece a relação efetiva entre a mãe e o bebê; ajuda a criança e se desenvolver bem, física e emocionalmente; o bebê recebe a proteção contra infecções respiratórias e diarreia, diminuindo também o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. “Amamentar é bom não só para a saúde do bebê, mas também para a saúde da mulher”, completou.

A oficina visa aprimorar conhecimentos, habilidades no manejo clínico e aconselhamento em amamentação. O público alvo são os avaliadores da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) do estado e profissionais da saúde que atuam no serviço de saúde materna e infantil.

Entre os temas da discussão constam as boas práticas de assistência ao parto; aleitamento materno e sobrevivência infantil; como o leite vai do peito ao bebê; composição do leite humano; vantagens do leite humano; manejo da lactação; promover ao aleitamento no pré-natal, parto e puerpério; postura, posição e pega; problemas com lactação; ordenha; problemas com a lactação, aleitamento materno e doenças maternas e, ainda, amamentação e uso de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.