Pages

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CEEF e a Educação no trânsito de Coroatá

Por IDALGO LACERDA – Em tarde bastante animada, o Complexo Educacional do Ensino Fundamental (CEEF) promoveu a primeira caminhada como chamamento para o respeito e a preservação da vida humana no trânsito de Coroatá. A mobilização começou às 15:00 hs da última quinta-feira, dia 25, e encerrou-se por volta das 18:00 hs, à frente da Catedral Nossa Senhora da Piedade.

A iniciativa é do corpo docente e discente daquele estabelecimento de ensino fundamental em parcerias com as secretarias municipais de Educação, Comunicação, Trânsito, Departamento de Trânsito, Polícia Militar, Autoescolas e Guarda Municipal.

O foco principal da caminhada pela educação no Trânsito visa conscientizar alguns cuidados especiais previstos no Código Brasileiro de Trânsito (CBT), que muitas das vezes são desobedecidos pelos condutores de veículos automotores quando postos em circulação nas estradas e na zona urbana.

O desrespeito pelas placas de sinalização e o avanço dos sinais, semáforos luminosos são os dois principais pontos discutidos nesta caminhada desde que houve a implantação da sinalização semafórica, vertical e horizontal no centro urbano de Coroatá.

Segundo relato do Diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Raimundo João Alves, houve uma comiserável redução nos números levantados pelo referido departamento. No entanto, muita coisa ainda deve ser feita no sentido de educar o condutor do veículo e do pedestre que mesmo assim, desconhece o direito de trafegar sobre as faixas de segurança e sobre as passarelas, vias públicas que são as calçadas.

As idealizadoras e organizadoras do evento são as professoras Amparo de Lellys e Andreia Muniz que, envidando todos os seus esforços como educadoras sentem-se no direito de convidar a sociedade civil organizada para participar desta caminhada que é a de educar a todos para que tenhamos um trânsito mais humano, civilizado e menos violento nos atuais dias em que vivemos.

A Prefeita Teresa Murad contribui de certa forma para que as famílias coroataenses pudessem transitar com segurança, a partir do momento que resolveu sinalizar e ordenar o trânsito da cidade de Coroatá.

Uma missão difícil, porém não é impossível desde que haja o engajamento de todas as pessoas que integram a sociedade civil organizada. Para isso, espera-se que novas caminhadas de conscientização aconteçam para que o hábito de dirigir e caminhar legal no trânsito da cidade estejam dentro das normas vigentes como acontece em todas as demais cidades do Brasil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.