Pages

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Coroatá é o primeiro município maranhense a receber o Fundo Municipal da Mulher

Reprodução/PMC-Facebook
Por IDALGO LACERDA – Em solenidade realizada, quarta-feira dia 24, por volta das 15:30 hs, a Prefeita Teresa Murad (PMDB), Vice-Prefeita Neuza Furtado Muniz, ao lado da secretária de Estado da Mulher, Dra. Catarina Nunes Bacelar inaugurou e empossou a primeira secretária Municipal Extraordinária de Políticas Para Mulheres, a Sra. Mariana Buhatem.

A solenidade contou com a presença de várias mulheres representantes de todas as classes sociais e econômicas do município. Além de vereadores que integram a bancada governista e de secretários de governo.

Para dar ênfase a festividade de inauguração da secretaria Municipal Extraordinária de Políticas Para mulheres, esteve presente no Largo da Juventude, a carreta do Viva Mulher que aportou a cidade de Coroatá desde a última segunda-feira, dia 22 e permaneceu até o final da tarde desta quarta-feira, 24. Oferecendo relevantes serviços a mulheres coroataenses.

Atendimentos, serviços e benefícios assistenciais voltados para mulheres 

Dentre os serviços, podemos destacar: atendimentos social e psicológico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e exames ginecológicos.

Além destas atividades, palestras sobre diversos temas foram debatidos, como, por exemplo, a Leia Maria da Penha, com a participação de representantes ministeriais, representantes previdenciários, onde direitos previdenciários e benefícios assistenciais foram discutidos, acesso sobre o microcrédito, PRONAF mulher, prevenção contra o câncer de mama e do colo de útero.

Após o descerramento da fita inaugural, a Prefeita Teresa Murad, secretária Municipal Extraordinária, Mariana Buhatem e a secretária de Estado da Mulher, Catarina Nunes Bacelar visitaram a carreta do Viva Mulher para checar bem de perto todas as ações que são oferecidas pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Municipal as mulheres coroataenses e em todo o Estado do Maranhão.

Amparadas por lei estadual

Lei Estadual nº 9.992 de 13 de fevereiro de 2014, criada pela Governadora Roseana Sarney (PMDB) determina o reconhecimento meritório para assistir as mulheres maranhenses que por ventura estejam em condições de alta vulnerabilidade socioeconômica.

O Governo do Estado dotou a secretaria de Estado da Mulher com toda a logística devida e moderna, a fim de dar um atendimento abrangente e especial às mesmas. Possui uma Central de Atendimento a Mulher – Disque Mulher 180. Além de um telefone fixo que serve como Ouvidoria da Mulher (98) 3235-3415. Caso haja alguma necessidade de denúncia por parte da própria mulher para buscar ajuda e auxílio junto a secretária de Estado da Mulher é só ligar para estes números disponibilizados nesta publicação.

Coroatá larga na frente dos demais municípios maranhenses

O município de Coroatá será o primeiro município maranhense a sair na frente dos demais municípios devido à criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher para financiar políticas de renda destinadas a mulher coroataense.

Não podemos deixar de reiterar que é uma ação inédita tomada pela Prefeita Teresa Murad junto ao Governo do Estado, através de um pedido do deputado Estadual licenciado e secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad (PMDB), que mais uma vez dá à prova de dedicação quanto ao seu ardoroso trabalho e fervoroso amor à terra de Coroatá.

Em breve dois ônibus em cores lilás circularão por toda a zona rural do município de Coroatá, atendendo todas as mulheres que residem nestas localidades. Oferecendo uma série de serviços e benefícios assistenciais em prol das mesmas.

E mais: Também foi criado o Conselho Municipal da Mulher que é somente formado por mulheres. Na contrapartida para ajudar ainda mais a nova secretária Municipal Extraordinária de Políticas para Mulheres, o Governo do Estado se comprometeu em dar todo o apoio logístico para a referida secretaria. Na oportunidade a secretária de Estado da Mulher, Catarina Bacelar fez a doação de 20 kits de computadores, de todo o mobiliário, televisores, aparelhos de ar condicionado e um veículo para facilitar a mobilidade de todos seus serviços quando a respectiva secretaria passar a funcionar no novo prédio da Prefeitura de Coroatá.

Reprodução/PMC-Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.