Pages

sábado, 20 de setembro de 2014

Prefeitura trabalha na 2ª etapa da vacina contra o HPV


Desde o início do mês de setembro que a Secretaria de Saúde do Município, através do Setor de Imunização, iniciou a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) em meninas com idade entre 11 e 13 anos.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto.
Inicialmente assintomática, a infecção pode evoluir para lesões de pele e mucosas e, em alguns casos, também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratadas corretamente, podem evoluir para quadro de câncer genital.

No município de Coroatá estima-se que 80% das adolescentes foram imunizadas. A primeira etapa da vacinação ocorreu em março. A Secretaria de Saúde desenvolveu um trabalho também nas escolas, onde um grande número de garotas receberam a primeira dose da vacina.

A segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até a aplicação da dose de reforço, em cinco anos. Com o esquema vacinal completo, a adolescente garantirá a proteção contra o câncer de colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A vacina está disponível, durante todo o ano, nas  salas de vacinação das Unidades de Saúde. E neste segundo momento, disponível também para aquelas meninas que ainda não tomaram a primeira dose. Com informações da AI/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.