Pages

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dilma Rousseff é reeleita presidenta do Brasil

Da AI-PLANALTO - A atual presidenta do Brasil e candidata à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, foi reeleita. O resultado foi anunciado oficialmente às 20h27 deste domingo (26), quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 98% das urnas apuradas em todo o País, índice que garantia matematicamente a vitória de Dilma.

Segundo o TSE, a candidata venceu o segundo turno das eleições presidenciais com 51,64% dos votos enquanto o candidato à presidência pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Aécio Neves, alcançou 48,36% dos votos válidos. O TSE não leva em consideração para a definição do resultado oficial das eleições o registro de votos brancos e nulos.

Em seu primeiro pronunciamento após a divulgação do resultado final, a presidenta reeleita destacou a eleição histórica, em um processo eleitoral que mobilizou intensamente as forças políticas do País. Também reafirmou seu compromisso com a promoção do diálogo e do entendimento essenciais para o Brasil avançar.

Dilma afirmou ainda compreender a responsabilidade que recebeu das urnas neste domingo de fazer as mudanças que a sociedade brasileira exige. Nesse sentido, ela destacou seu compromisso com a promoção de uma reforma política e com o combate efetivo à corrupção.

O presidente do TSE, ministro Dias Toffolli, destacou a segurança e a lisura do pleito eleitoral, além do nível de consolidação democrática que o Brasil alcançou nos últimos anos, reiterado nesse segundo turno. Já o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, ressaltou a forma pacífica como o povo brasileiro compareceu às urnas para escolher livremente o presidente do País.

De acordo com os números finais do TSE, Dilma Rousseff venceu as eleições em 15 estados brasileiros, enquanto Aécio Neves ficou na frente em 11 deles e no Distrito Federal. Entre as regiões do País, Dilma venceu no Nordeste, em quatro estados do Norte (Amazonas, Pará, Tocantins e Amapá) e em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

O candidato do PSDB ficou em primeiro lugar nas regiões Sul, Centro-Oeste, em três estados da região Norte (Rondônia, Roraima e Acre), em São Paulo e no Espírito Santo. Além da definição do chefe do Executivo para os próximos quatro anos, neste domingo, os eleitores brasileiros também foram às urnas escolher os governadores de 13 estados e do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.