Pages

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Pacientes de municípios próximos a Teresina iniciam tratamento oncológico em São Luís

Fotos/Nestor Bezerra - Antonio Ferreira do Nascimento
está dando prosseguimento ao tratamento
Por Concita Torres-SES - Os pacientes oncológicos que residem nos municípios maranhenses próximos a Teresina (PI) começaram a ser atendidos nesta quarta-feira (29) no Centro Ambulatorial de Atenção à Saúde do Paciente Oncológico – mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na avenida São Luís Rei de França.

De acordo com o diagnóstico de cada um deles, os médicos irão encaminhá-los para o tratamento quimioterápico ou agendar cirurgias que serão realizadas no Hospital de Câncer do Maranhão Tarquínio Lopes Filho, já a partir da próxima semana.

O atendimento a pacientes oncológicos maranhenses em Teresina era feito com base em um acordo firmado entre os estados do MA e do PI e o Ministério da Saúde.  Por esse pacto, o MA teve um prazo de 120 dias para implantar a Central de Regulação Interestadual dos Pacientes em Timon e inaugurar o Hospital de Câncer, que foi cumprido integralmente. Por outro lado, os pacientes teriam atendimento garantido em Teresina e o Ministério arcaria com os custos apresentados.

Alegando não ter recebido o ressarcimento que caberia ao Ministério da Saúde, Teresina suspendeu o atendimento aos maranhenses. Diante do impasse, o secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, determinou que fossem dadas todas as condições para que esses pacientes fossem tratados em São Luís, o que começou a se efetivar esta semana.

Já não temos fila de espera por cirurgias ou para o tratamento quimioterápico. Temos todas as condições de atender esses pacientes, com agilidade e qualidade, ressaltou o diretor clínico do Hospital de Câncer do Maranhão, Klaiton Ribeiro.

O aposentado Antonio Ferreira do Nascimento, 83 anos, veio do povoado Fazenda Tamanduá, em Timon, para dar prosseguimento ao tratamento. “Estou há oito meses aguardando pela cirurgia em Teresina. Espero que agora seja logo resolvido porque a doença não pode esperar”, justificou.

Os pacientes estão sendo encaminhados pela SES por meio do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Recebemos as passagens de avião e acomodação para que pudéssemos vir para a consulta. Estou muito satisfeito porque fui bem atendido. Agora vou fazer os exames e deixei meu retorno agendado - contou o aposentado Abimael Desiderio dos Santos, 74 anos, residente em Timon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.