Pages

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Coroatá: Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Por IDALGO LACERDA - No Brasil houve crescimento de 29% de pessoas em tratamento contra a AIDS, no último ano. Ao todo, quase 750 mil pessoas usam antirretrovirais que bloqueiam a carga viral nas pessoas que são portadoras do HIV e as que estão em tratamento contra a AIDS.

Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), o espanto geral é para o crescimento monstro que ficou detectado entre as pessoas mais jovens, na faixa etária compreendida que vai dos 15 a 24 anos, que em pesquisas levantadas disseram não usar nenhum tipo de preservativo para evitarem qualquer contaminação pelo vírus da HIV.

Hoje, 1º  dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e, portanto, merece ser um dia em que todas as autoridades mundiais estejam em estado de alerta para que haja um profícuo trabalho de conscientização por parte de todas as pessoas, que o uso do preservativo, da camisinha ainda deve ser mantido de qualquer jeito, a fim de evitar que o vírus HIV se alastre pelo mundo inteiro. A AIDS não tem cura!!!

O período em que há maior risco de contaminação das pessoas pelo vírus HIV, é quando chegam as festas de final de ano e durante as festas pré-carnavalescas e, principalmente, na época dos três dias de carnaval. Onde a festa da carne é liberada e as pessoas ficam mais vulneráveis à contaminação pelo HIV.

Dados do controle da AIDS em  Coroatá

Segundo dados levantados junto à secretária Municipal de Saúde (SEMUS), no município de Coroatá há pelo menos cerca de 147 pessoas soropositivas em fase de tratamento, ou seja, que têm o vírus HIV e que estão tomando o coquetel contra a AIDS. Por outro lado, segundo a OMS, para cada pessoa infectada obedece-se a uma escala proporcional de que existem cinco pessoas para cada pessoa infectada com o vírus HIV. Neste caso, seriam no total de 735 pessoas portadoras  de AIDS existentes na cidade de Coroatá, que não sabem que estão contaminadas pelo vírus e, que não sabem nem recebem a medicação adequada para controlar a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.