Pages

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Pacientes são atendidos em mutirão de cirurgia por videolaparoscopia realizado pela SES

Pacientes em mutirão de cirurgia por videolaparoscopia [Fotos/Nestor Bezerra]
Da AI ESTADO - O primeiro mutirão de cirurgias de alta complexidade por videolaparoscopia do país teve início, nesta quarta-feira (3), no Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira (HCM), em São Luís. O mutirão acontece até sexta (5) e reúne cirurgiões da rede estadual de saúde e da Sociedade Brasileira de Cirurgias Laparoscópicas e Robóticas (Sobracil) na realização de 45 procedimentos cirúrgicos.

O presidente da Sobracil, Claudio Crispi, explicou que o grande diferencial deste mutirão que acontece no Maranhão é que reúne diversas especialidades. “Escolhemos fazer este primeiro mutirão em São Luís porque conhecemos a excelente estrutura que o hospital oferece. São muitas cirurgias, todas de alta complexidade, e precisávamos contar com a experiência e o compromisso que o Maranhão tem para que pudéssemos enfrentar este grande desafio, que temos a certeza de que será um sucesso”, adiantou.

Estão sendo realizadas cirurgias por videolaparoscopia de hérnia incisional, inguinal, histerectomias, gastroplastias (cirurgia de obesidade), hepatectomia (fígado), cirurgia do colon, pancreatectomia e prostatectomia (próstata). Claudio Crispi adiantou que este tipo de mutirão multidisciplinar foi idealizado pelo então diretor Luiz Alfredo Guterrez e que será levado para outros estados. “Estamos fazendo o primeiro mutirão em São Luís para que possamos aperfeiçoar e ampliar as técnicas e também porque sabíamos que nada sairá errado. No próximo ano vamos realizar em outras cidades do Brasil”, ressaltou.

O coordenador das cirurgias no HCM, Manoel Francisco, comentou que o mutirão de cirurgias de alta complexidade é importante porque possibilita a troca de experiência entre os profissionais e reduz o número de pacientes que aguardam pelos procedimentos. “Estamos contando com cirurgiões experientes e de outros estados, que nos garantem um maior aprendizado e grandes benefícios para os pacientes que estão sendo submetidos aos procedimentos”, justificou.

Ele ressaltou que as cirurgias por videolaparoscopia são mais precisas, tem menor possibilidade de infecção, a recuperação é mais rápida, a dor é menor e o paciente volta às suas atividades normais muito mais cedo. “As cirurgias são minimamente invasivas com uso de microcâmeras, tem menor sangramento e fica esteticamente mais adequada”, completou.    Estão participando do mutirão também os cirurgiões da Sobracil, Flávio Malcher, Thiers Soares, Renato Luna, Ricardo Cotta, Mirandolino e Antonio Claudio Jamel.

Procedimentos
Gestor hospitalar na cidade de Miranda do Norte, Otávio Leôncio Colins Sampaio, 33 anos e pesando 137 quilos, foi submetido ao procedimento bariátrico. Ele disse que fez várias dietas, tratamentos e não obteve sucesso. “Recebi a indicação para a cirurgia porque sinto muitas dores, sou hipertenso e com histórico de diabetes na família”, explicou.

A terapeuta ocupacional Ariana Amado Lima, 27 anos, pesando 100 quilos, passou pela mesma cirurgia. “Não consigo manter o peso ideal e sinto dores nas costas. Como tenho histórico de diabetes, optei por fazer a cirurgia”, disse. A dona-de-casa Conceição de Jesus Carvalho, 57 anos e moradora da Cidade Operária, passou pelo procedimento cirúrgico de hérnia. “Consultei no Hospital Geral e fui encaminhada para cirurgia porque a hérnia está muito grande e as dores são fortes”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.