Pages

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O colossal trabalho de Ricardo Murad! Coroatá tem o número de leitos de UTIs maior que o número de leitos de UTIs de Teresina!??

Foto: Idalgo Lacerda
Por IDALGO LACERDA - Em levantamento recente, ficou constatado que o número de leitos de UTIs existentes em Teresina, Capital do vizinho Estado do Piauí é bem menor do que o número de leitos de UTIs existentes no município de Coroatá.

Enquanto que em Teresina existem apenas um total de 80 leitos de UTIs do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender todo o Estado do Piauí. O que não atende o número previsto pela ANVISA, que determina o número de no mínimo de 246 leitos de UTIs. Como por exemplo, o número de UTIS que existem em Teresina não dá nem para atender a população teresinense que é de 814.439 mil habitantes. Dados levantados pelo último senso de 16 de agosto de 2012.

Para atender todo o Estado do Piauí, a rede hospitalar teria que ter no mínimo 950 leitos, incluindo, até as UTIs. As cidades de Piripiri, Picos, Parnaíba e Floriano possuem juntas apenas 24 leitos de UTIs.

Segundo Portaria do Ministério da Saúde (MS) de nº 1101/GM - de 12 de junho de 2002, seriam necessários em cada estado, cerca de 1 a 3 leitos de UTIs para cada 10 mil habitantes! Só na Capital o déficit é alarmante!!!

Arquivo-SES
Outro fator importante e esclarecedor, é que neste número de 80 UTIs estão incluídas até as UTIs dos hospitais e clínicas particulares. O Hospital Macrorregional de Coroatá possui cerca de 40 leitos de UTIs para uma população estimada de 65 mil habitantes.

Traduzindo estes números, o município de Coroatá está acima de todas as expectativas estimadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Inclusive, até ultrapassando outras grandes capitais e cidades brasileiras no quesito de Unidade de Terapia Intensivas estruturadas (UTIs), para oferecer suporte aos procedimentos de alta complexidade.

Se levarmos em conta o número de leitos, de acordo com o número de habitantes, isso significa dizer que, o município de Coroatá tem amplamente um maior número de leitos de até UTIs doze vezes mais que a vizinha Capital do Piauí, simplesmente para atender o número de pacientes  do município e região que destes leitos vierem necessitar em caráter de urgência e emergência!!!

Foto: Blog do Carlos Filho
Isso prova o grande trabalho colossal e a competência empreendida pelo então secretário de Estado da Saúde do Estado do Maranhão, deputado Estadual licenciado, Ricardo Murad (PMDB), que sempre esteve à frente de seu tempo. Cuja visão futurista era a de elencar o município de Coroatá como um dos principais polos de saúde do Estado do Maranhão.

E, portanto, isso não pode se acabar assim de uma hora para outra por causa de interesses políticos contrários que de agora em diante, tentam a todo custo sucumbir com este belíssimo trabalho focado para a saúde do ovo maranhense que demandou cerca de cinco anos. Iniciado em 17 de abril de 2009 e findo em 31 de dezembro de 2014.

Tem-se que entender e saber de uma vez por todas, que o ente Estado é uma pessoa de Direito Público, apesar de vir a ser ocupado o seu cargo por uma pessoa física. O que faz compreender entre os homens civilizados e de bem que as ações são todas voltadas para a prestação de serviços continuadas. Não se pode parar um projeto só porque mudou-se a bandeira política!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.