Pages

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Posto de Saúde do Mocó trabalha com visitas domiciliares e atenção especial as gestantes

Foto: Ronny Sales - AI PMC



















Por: FABIANO BEN-HUR/AI PMC - O Posto de Saúde do Mocó tem feito um trabalho de destaque no Bairro em que está localizado, um trabalho especial principalmente voltado aos acamados e as gestantes tem sido desempenhado de forma muito eficiente. Duas equipes estruturadas executam as visitas e os acompanhamentos, são elas: Mocó I e Mocó II.

Essas equipes trabalham fazendo visitas domiciliares a aquelas pessoas que se encontram em casa e não podem se deslocarem até o posto devido a algum tipo de enfermidade, a equipe é formada por um Agente Comunitário de Saúde, um Médico e um Enfermeiro, na casa dos visitados é feito todo um procedimento de avaliação médica no paciente, e se for preciso algum tipo de exame como, por exemplo, o de sangue, um profissional é designado para ir até a casa do paciente para fazer a coleta.

Essas equipes trabalham fazendo visitas em dois dias diferentes da semana, terça e quarta feira são os dias voltados para esse tipo de trabalho, as médicas que fazem parte das equipes são as médicas Dra. Thays Alvarez e Dra. Jacqueline Rodriguez, médicas cubanas e que fazem parte do “Programa mais Médicos”.
Foto: Ronny Sales - AI PMC


















Um grande destaque também são as consultas e acompanhamentos voltados as gestantes que visitam o posto, os dias de atendimento para elas são terça e quinta feira. Ao chegarmos ao Posto de Saúde do Mocó encontramos Francisca Coutinho de 26 anos de idade sendo atendida pela médica Dra. Jacqueline Rodriguez.

Francisca está gravida de 5 meses do quarto filho, quando perguntamos pra ela sobre o atendimento, ela só tinha elogios a fazer pois desde que descobriu que estava gravida vem ao posto periodicamente, “Venho sempre aqui, o atendimento é ótimo e a Dra. só me deixa ir embora depois que é feita a avaliação completa, quando eu preciso de algum remédio ganho aqui mesmo e de graça, não falta nada”, disse Francisca.

A Dra. Jacqueline explicou que as visitas também são feitas às gestantes, e que dependo dos riscos que a gravidez apresenta, elas podem ter agendadas consultas mensais, quinzenais ou até semanais, o esforço investido para que não haja problemas na gravidez é uma das maiores preocupações da Prefeita Teresa Murad, e esse acompanhamento é essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.