Pages

terça-feira, 21 de abril de 2015

30 anos sem Tancredo Neves!!!

Por IDALGO LACERDA - O dia 21 de abril, não poderia deixar de ser um dia tão marcante para milhões de brasileiros. Por coincidência ou por ironia do destino, hoje também comemora-se a morte de Tiradentes e de Tancredo de Almeida Neves, ambos mineiros e sepultados na mesma cidade em que nasceram, São João del-Rei.

O primeiro, é o grande mártir da Inconfidência Mineira que, com os seus ideais libertários insurgiu-se contra o julgo do Reinado de Portugal ao qual o Brasil Colônia era submetido na época de Colônia de Portugal. Aqui trata-se de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista.

Ativista e participante exímio dos princípios libertários advindos pelo espírito da Revolução Francesa, que, concomitantemente, coincidiram, ora soprados da França para a Brasil Colônia entre os anos de 1788 e 1789, o que permeou ideias provindas do movimento denominado de Iluminismo que se alastrou pela Europa, na segunda metade do século XVIII.

Há 30 anos, o povo brasileiro chora a morte do primeiro presidente eleito do Brasil, através de uma eleição semidireta promovida pelo Congresso Nacional. Era eleito Tancredo de Almeida Neves, para governar e conduzir o meio político pelo qual atravessaria o país os próximos 4 anos da tal sonhada 'política de redemocratização' e, logo que tomara posse no Congresso Nacional jurou que os próximos presidentes do Brasil seriam eleitos pelo sufrágio do voto direto.

No entanto, não chegou a assumir o cargo de Presidente da República devido a uma gravíssima doença à qual estava acometido há dias. Faleceu antes de tomar posse no mesmo dia em que fora enforcado o mártir e herói do da Inconfidência Mineira, Tiradentes!!!

E, portanto, o Feriado Nacional de 21 de abril tem-se muito o que comemorar-se nesta data de hoje!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.