Pages

terça-feira, 5 de maio de 2015

Alerta geral! Dengue no Estado de São Paulo está matando!!!

Por IDALGO LACERDA - Em São Paulo, 9 a 10 mortos por Dengue são idosos. O número de pessoas mortas é recorde no país; ministro ainda fala em 'vergonha!'.
 Que isso sirva de exemplo à população de Coroatá, para que não caia no descuido e no absoluto descaso no trato e combate efetivo e permanente contra o mosquito da Dengue. E, principalmente, agora, a esta época do ano entre maio e junho em que as águas começam a baixar e a ficarem estagnadas em lugares esmos e em terrenos baldios. Além da presença do acúmulo de lixo jogado pela própria população e, que vezes, não procura está atenta contra o perigo que ronda o meio ambiente em que vive.

É sabido que o município de Coroatá, segundo o relatório do próprio Ministério da Saúde (MS), o enquadra como um dos 35 municípios dos 217 municípios maranhenses, ora incluídos na área de grande risco, com grandes possibilidades de vir a ter uma epidemia de Dengue ou de doença congênere!!!!

Região Nordeste

E, ainda, sobre relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o mosquito transmissor, Aedes aegypti, apresenta múltiplas facetas quanto a manifestação de outras doenças, até então causada pelo mesmo mosquito.

Cientistas e pesquisadores afirmam que a mutação genética apresentada pelo mosquito é grande e variada e, que se apresenta a cada época do ano um nova doença. E, depois, da Dengue e da Chikungunya, o mosquito pode ser vetor de outra doença denominada de Zika, com sintomas semelhantes aos da Dengue, porém, mais amena. O que nunca dantes havia sido diagnosticada na América Latina.

Os primeiros casos desta doença foram detectados na Região Nordeste, no Estado da Bahia, no final de fevereiro deste ano.

De forma sucinta quanto aos sintomas, o ser humano apresenta lesões na pele que fica avermelhada e febre alta, que confundem inicialmente como se fosse uma alergia.

Por isso, muito cuidado com o acúmulo de águas estagnadas dentro ou próximo de casa!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.