Pages

terça-feira, 12 de maio de 2015

Imagem do dia: Sabão em pó Bem-te-vi!!!

Por IDALGO LACERDA - Vejam só a que ponto nós chegamos em termos de limpeza e higiene na Unidade de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência 24 horas de Coroatá (UPA). Parece piada, mas não é! É a mais pura verdade!

Ultimamente, a Direção está fazendo a higienização e a limpeza dos pisos internos, banheiros, bacias sanitárias, pias e louças com essa marca de saponáceo, acima mostrada, colocando em risco de morte a vida de funcionários, pacientes e de acompanhantes que precisam ser assistidos por aquela unidade de saúde. Ou seja, um infecção hospitalar à vista poderá ser desencadeada sem tamanho a qualquer momento!!!

Materiais específicos que só podem ser adquiridos por empresas credenciadas do ramo hospitalar para executar tal trabalho, não são mais empregados por uma empresa contratada que dantes vinha fazendo esses serviços! Pois, os mesmos não podem ser vendidos a outras empresas que não são do ramo e, nem tampouco vendidos no comércio varejista e atacadista local por serem altamente tóxicos e nocivos à saúde humana devido ao grau de uso e manuseio e que só devem ser manipulados por pessoas treinadas e capacitadas para empreender essa tarefa! Ou melhor, dizendo, os serviços estão sendo realizados por pessoas desqualificadas, como do tipo, "mutirão solidário!". Isto é, as pessoas são contatas à base do 'migué' da Direção com a promessa de conseguirem um emprego, se fizerem o serviço, conforme, ela determina! Sem a remuneração combinada e os direitos trabalhistas assegurados!!!

Na UPA de Coroatá, a Direção achou por bem fazer a aquisição de vários produtos de limpeza sem nenhuma orientação adequada.
As pessoas que são utilizadas não sabem do grande risco em que colocam a sua saúde e, às vezes até de morte que correm, pois nem sequer também estão utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tais como; luvas, botas, máscaras, aventais e o fardamento padrão exigido pelas normas de segurança do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Já passou da hora da Delegacia Regional do Trabalho, no caso a 16ª DRT, localizada na cidade de Bacabal, vir a Coroatá fiscalizar tais condições impróprias de trabalho em que o cidadão está sendo submetido para trabalhar na atividade hospitalar nos dois órgãos do Governo do Estado sediados no município de Coroatá! Ou seja, tanto na UPA quanto no Hospital Macrorregional de Coroatá!!!

Além de não terem Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) devidamente assinadas, ora garantido-lhes os merecidos e reconhecidos Direitos Trabalhistas que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê e estabelece em seu bojo para rodo e qualquer cidadão brasileiro no país!!!

Por fim, o trabalho está sendo na mesma condição análoga de escravidão! Cadê o Ministério Público Estadual (MPE) que não vê nem enxerga esses desmandos? Está fazendo vista grossa? O Poder Judiciário é uma extensão do Poder Executivo???

São perguntas que não podem calar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.