Pages

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Prefeita Teresa Murad lança Semana do Bebê e garante agenda aberta e permanente às crianças e adolescentes de Coroatá!!!

Foto : Ronny Sales / AI PMC 
Por IDALGO LACERDA - Agora pouco no Auditório de Treinamento da Saúde, localizado na Academia Pública de Saúde Pública, por volta das 10:00 h da manhã de hoje, terça-feira-feira, dia 12. A Prefeita Teresa Murad lançou a Semana do Bebê, que logo em breve se transformará em lei aprovada pela Câmara de Coroatá

A Semana do Bebê consiste em implementar políticas públicas sociais voltadas às criança e aos adolescentes, garantindo e assistindo de certa forma, direitos e obrigações que o município de Coroatá empreenderá durante a sua gestão, através de uma agenda aberta e permanente!!!

Na oportunidade fora oficialmente lançado o 'Bebê-Prefeito de Coroatá', o recém-nascido no último sábado, dia 09 de maio, Davi Antônio Rodrigues da Silva, apresentado ao público presente que prestigiou o evento, acompanhado se sua mamãe e avó!!!

Logo em seguida, a Prefeita Teresa Murad sancionou o decreto que cria a Semana do Bebê e fez a entrega simbólica da chave da cidade de Coroatá, de uma faixa alusiva comemorativa e de uma planta que representa a árvore existente na Amazônia Legal à qual o município faz parte!

Estiveram presentes os facilitadores, monitores e as equipes técnicas dos CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e de representantes profissionais de saúde envolvidos nessa significativa ação conjunta do município de Coroatá!!!

A Mesa da solenidade fora formada pela Prefeita Teresa Murad, Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social, Neuza Furtado Muniz; Secretário Municipal de Cultura e Vice-Presidente Representante do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Professor Iram Lima Costa; Secretário Municipal de Juventude; Jociel Fernandes e Secretária Municipal de Saúde, Aritana de Moura.

Discursos

"Este ato que está sendo feito, aqui neste momento. Teve início no passado. Porque foi uma preocupação de âmbito internacional. A ONU criou um departamento específico para tratar e cuidar de todas as crianças e adolescentes em que elas são vitimas em seus estados, a fim de que se busque uma política voltada para o seu desenvolvimento. Coroatá nesse momento vive um momento ímpar, porque dos 217 municípios poucos se habilitam para que tenha essa certificação. vale dizer que, sob a orientação da Prefeita é um conjunto de políticas públicas para que se tenha essa certificação", declarou Profº. Iram

"O compromisso do município de Coroatá em ser aprovado com o selo UNICEF é muito importante para a nossa saúde. A saúde é um bem prioritário para as crianças e aos adolescentes. Nessa primeira etapa, a Semana do Bebê, nós estamos trabalhando com as nossas gestantes e com as nossas crianças de zero a seis anos de idade garantindo e dando um trabalho de qualidade", avaliou Aritana

"Em política social, antes de perguntarmos quanto custa fazer isso, devemos perguntar quanto custa não fazer. Todo gestor público deveria se perguntar sobre a implementação de políticas públicas sociais quando se trata de crianças e de adolescentes", enfatizou a articuladora do Selo UNICEF, Neuza Muniz.

Discurso da Prefeita Teresa Murad

"A Semana do Bebê é uma iniciativa da Secretária Municipal de Assistência Social em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde e Cultura. É uma ação conjunta que envolve todas as demais secretarias. Como Prefeita é um orgulho porque estou vendo que todos estão trabalhando para ganharmos essa certificação, que é o Selo d UNICEF. Isso tem uma grande importância no mundo que vocês nem imaginam. O nosso governo é um governo preocupado com as crianças e adolescentes".

"No ano passado recebemos um dado do hospital Macrorregional de Coroatá, que no ano de 2013 morreram 19 recém-nascidos de várias formas. Talvez, por causa das gestantes não terem feito um pré-natal decente, digno ou porque nasceram com alguma deficiência e aí, eu achei que muitos tiveram problemas e vieram a falecer".

"Fiquei bastante preocupada com esse dado que parece não ser muito importante, mas preocupante. essa atenção básica e essa atenção às gestantes é de nossa responsabilidade. então, priorizamos o nascimento dos bebês, para que possam nascer mais saudáveis", concluiu a Prefeita Teresa Murad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.