Pages

domingo, 14 de junho de 2015

Deputada participa de caminhada pela Conscientização da Cardiopatia Congênita

Dep. Andrea Murad / Foto : Nestor Bezerra 
A cardiopatia congênita é um tipo de má-formação cardíaca e que todo ano atinge 23 mil crianças no Brasil, onde cada 100 bebês nascidos vivos, 1 é cardiopata. Diante desses casos, 80% precisam de cirurgia cardíaca e, segundo dados do 38º Congresso Brasileiro de Cardiopatia, 13 mil crianças não recebem o tratamento e acabam morrendo antes do primeiro ano de vida. A cardiopatia congênita motivou famílias do recém-nascido Dudu e representantes da Associação de Assistência à Criança Cardiopata para uma caminhada neste domingo, em alusão ao Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênica no dia 12 de junho. A caminhada contou com a participação da deputada Andrea Murad (PMDB) e alertou para o diagnóstico precoce e a necessidade do tratamento na rede pública.

"Estamos acompanhando o drama da família do Dudu, recém-nascido que está em São Paulo lutando pela sobrevivência, um caso repercutido nacionalmente em que a família teve que recorrer à justiça para receber o tratamento. O Dudu se inclui na estatística dos 80% dos casos que necessitam de uma cirurgia cardíaca e teve a sorte de conseguir iniciar o tratamento. O problema é que 13 mil bebês não chegam a receber o tratamento e acabam morrendo antes do primeiro ano de vida", alertou a parlamentar citando dados nacionais.

Em 2014 foram realizadas no país um pouco mais de 5 mil cirurgias na área. A deputada explicou que os principais motivos que implicam na morte de milhares de crianças cardiopatas são a falta de diagnóstico precoce, falta de equipamentos adequados ou de vagas na rede pública de saúde. E destacou que a mortalidade reduziria consideravelmente se o pré e pós natais atentassem para o problema.

"Tenho certeza se a criança tiver um atendimento adequado as chances de uma dela se tornar um adulto saudável são muitas, em média 90% de chance. Precisamos garantir às famílias mais informações sobre a doença, possibilidades de um diagnóstico precoce e tratamento adequado na Rede Pública de Saúde disponível à toda população", disse a deputada. Da Assecom / Dep. Andrea Murad

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.