Pages

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Secretária Extraordinária da Mulher promoveu I Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Coroatá

Foto: Ronny Sales/Asscom PMC
SECOM/PMC  - Aconteceu na última terca-feira (22) de setembro, por volta das 08:00 h da manhã, no Auditório do Complexo Educacional do Ensino Fundamental (CEEF), a I Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Coroatá.

A Secretária Mariana Buhatem declarou aberta a Conferência, com o tema "Mulheres com “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”.

O evento visa conscientizar a sociedade organizada quanto aos direitos, deveres e obrigações
concernentes às mulheres de um modo plural, respeitando todas as diversidades multiculturais, independentemente, tais como; cor, credo, raça, opção sexual, posição social e étnica dentro da estratificação social.

 Além disso, o objetivo principal da conferência é o de fortalecer as políticas públicas sociais voltadas especificamente para as mulheres, através de uma secretaria exclusiva e bem representativa, a fim de garantir e assegurar direitos constitucionais e, principalmente, no âmbito civil e governamental na qual se pode reunir-se para discutir metas e propostas para melhoria da qualidade de vida de todas as mulheres coroataenses que habitam em nosso município.

A I Conferência Municipal da Mulher contou com a participação da Prefeita Teresa Murad, que na oportunidade destacou a importância dessa conferência quando em sua fala buscou o reconhecimento e o direito da classe feminina ao declarar " “Mais democracia e liberdade para as mulheres”, destacou a Prefeita.

Foto: Ronny Sales/Asscom PMC
Essa foi uma das frases mais bonita e ditas pela `Prefeita que ficou marcada na manha desta terça. A prefeita Teresa Murad também ficou conhecida por ser a primeira mulher prefeita eleita pelo sufrágio do voto popular em nossa cidade. O maior destaque desde o seu primeiro governo, onde a sua atenção especial sempre fora voltada às mulheres de Coroatá. Nesse atual mandato, ela deixou bem claro ao ressaltar “Eu e Ricardo estamos numa parceria equilibrada para desenvolver ações voltadas para as mulheres coroataenses”. A Prefeita referiu-se, que, com a determinação firme do Secretário Municipal Extraordinário de Inovação e Modernização, Ricardo Murad, cuja preocupação é desenvolver e cria novas ideias, projetos e ações específicas e conjuntas que sempre envolva as mulheres. Tanto nas áreas de saúde, educação lazer e assistência social.

A Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social Neuza Muniz falou que "Coroatá está no caminho certo e, que tem conseguido a cada tempo que passar, levar novas conquistas a todas as coroataenses, principalmente, àquelas de baixa renda que vivem nos bairros da periferia de nossa cidade; Àquelas que estão sendo contempladas e alcançadas pelo poder público municipal e têm conseguido muitas vitórias e sucessos com isso".

A presidenta do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (SINTRAF), Marisvalda Sousa também testemunhou o ganho obtido pelas mulheres agricultoras e prestigiou o evento, representando todas as mulheres da Zona Rural de Coroatá.

O Delegado de Polícia Civil de Coroatá, Dr. Alex Aragão levou os seus aconselhamentos, através da  palavra amiga, ora alertando às mulheres de nossa cidade, ao ressaltar que a violência doméstica contra a mulher não pode ser vista nem tolerada nos dias atuais e a sociedade civil tem o compromisso e o dever de ficar vigilante contra todo e qalquer tipo de violência, não importando a sua origem e natureza quando acometida contra a mulher. A sociedade deve denunciar imediatamente. A denúncia é a única forma de combater todos os abusos e excessos de atos de violência achacados contra a mulher, mesmo que a denúncia seja de feita de forma anônima para que as autoridades constituídas venham tomar as devidas providências cabíveis contra os seus agressores. A tolerância tem que ser zero!!!

Durante o evento houve apresentações de coreografias e danças, O Grupo “As Jades" que é, um grupo formado por .mulheres da terceira idade mostrou coreografias com ritmos variados da nossa terra.

A palestrante de São Luiz, Fernanda Passos que faz parte da Secretaria Estadual da Mulher veio falar sobre o tema que deu o nome à conferência.

Segundo a palestrante, “Os eixos temáticos discutidos na conferencia são fundamentais na construção de boas ideias para que se desenvolvam politicas públicas a favor das mulheres. Esses eixos vão nortear as decisões no que é de .mais relevante e mais importante na vida das mulheres coroataenses”, concluiu.

A conferência prosseguiu por toda a manhã e tarde, ora somente veio ser encerrada no final do mesmo dia. Quem foi viu, ouviu e participou de uma importantíssima conferência destinada às mulheres de Coroatá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.