Pages

sábado, 30 de janeiro de 2016

Encerrado o prazo da Biometria Eleitoral!!!

Foto/Blog do Carlos Filho
Por IDALGO LACERDA - Às 11:59 h desta sexta-feira, dia 29, encerrou-se o prazo dado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para concluir a Biometria e Revisão Eleitoral, no município de Coroatá.

Apesar de alguns contratempos encontrados pela Justiça Eleitoral devido à falta de motivação por parte do cidadão eleitor coroataense no início dos trabalhos, contribuiu bastante para que os serviços emperrassem. O percentual de eleitores recadastrados, através do processo biométrico e revisional, de acordo com o Chefe de Cartório Eleitoral da 8ª Zona Eleitoral de Coroatá/MA, Dr. Júnior Prazeres, a meta fora alcançada e muito exitosa pelo empenho e dedicação dos funcionários disponibilizados tanto pela Prefeitura de Coroatá quanto pela Câmara Municipal, que colaboraram de forma producente, a fim dar todo o suporte necessário para que a Biometria e a Revisão fossem concluídas dentro do prazo previsto.

Alguns contratempos como, por exemplo, a queda constante no sinal de internet chegou a retardar por algumas vezes o andamento dos serviços biométricos, além da falta de compreensão dos eleitores que só vieram aluir-se, quando enxergaram o erro que poderiam cometer, no caso de deixar de fazer a revisão biométrica no prazo determinado pela Justiça Eleitoral. Por várias vezes os cidadãos eleitores foram alertados por intermédio de entrevistas concedidas pelo Chefe de Cartório da 8ª Zona Eleitoral do Maranhão em programas de rádio e televisão local. Quando procurou esclarecer, orientar e explicar como proceder o cidadão eleitor junto à Justiça Eleitoral.

Vale lembrar que a partir desta data, sábado, dia 30, milhares de eleitores coroataenses estão com as suas inscrições eleitorais canceladas e que só poderão regularizá-las mediante à sua apresentação junto ao Fórum de Justiça Eleitoral, localizado na rua da Salvação, no horário de funcionamento normal até a data de 05 de maio de 2016. Para reabilitar a sua inscrição eleitoral. Assim estará quites com a Justiça Eleitoral e voltará a usufruir de todos os seus direitos dantes cancelados pelos órgãos do Governo Federal.

A Biometria Eleitoral tivera o seu início em em 03 de novembro de 2015, concomitantemente com a Revisão Eleitoral. Só que esta teve o seu início, a parir de 01 de outubro de 2015. Ambas findaram na mesma data, em 29 de janeiro de 2016.

O município de Coroatá tem uma população estimada de 63.821 habitantes para um universo de 46.783 eleitores. Foram realizados 35.758 atendimentos, incluindo, alistamentos, transferências e revisões. Segundo informou-nos o Chefe de Cartório da 8ª Zona Eleitoral, ao ter empreendido cerca de 744 atendimentos/dia. Essa foi a média diária apontada pela Justiça Eleitoral.

Vide abaixo quadro com todos os dados atualizados pela Biometria e Revisão Eleitoral, encerrada em 29 de janeiro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.