Pages

terça-feira, 22 de março de 2016

COROATÁ TEM APENAS UM CASO REGISTRADO DE MICROCEFALIA


 
                                    Foto do blog Neto Ferreira
Por IDALGO LACERDA - Conforme, os dados levantados pelo Ministério da Saúde (MS), o município de Coroatá tem apenas um caso registrado de Microcefalia.
 O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Coroatá (SEMUS), sob o comando da titular da pasta, Dra. Aritana de Moura vem sendo bastante rigoroso quanto ao monitoramento e as informações que a cada dia são atualizadas, a fim de ter controle total sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica vírus.

Vale ressaltar que, o único caso de Microcefalia detectado em Coroatá, ainda continua sob investigação para se saber de fato a sua origem de contaminação. O que levou colocar o município de Coroatá em meio aos números positivados pelo MS. Fato este, que ainda não fora sequer constatado nenhuma das três doenças em nosso município.

Recentemente, a SEMUS promoveu a Caminhada do Dia 'D' contra o mosquito Aedes aegypti, quando na oportunidade os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Endemias percorreram as principais ruas, avenidas e bairros da cidade distribuindo panfletos educativos e visitando as residências de moradores para aclarar e orientar os prováveis riscos iminentes que poderão estar expostos, mesmo sem saber quais os cuidados especiais e permanentes que devem ter no combate efetivo contra o perigoso mosquito Aedes.

Abaixo veja a lista em que consta as estatísticas apontadas pelo MS, que relaciona alguns municípios maranhenses que já têm registrados casos de Microcefalia!!!

Ainda conforme o relatório ocorreu óbitos nos municípios de São José de Ribamar (1), Pedreiras (1), São Luís (1), Tutóia (1) e Serrano do Maranhão (1).

São Luís lidera o ranking de municípios maranhenses com maior número de casos confirmados. Até agora, foram 15 confirmações. O município de Timon, a 450 km da capital, segue em segundo lugar, com cinco casos, e Paço do Lumiar em terceiro, com quatro. Veja na lista abaixo:

Anapurus (1), Apicum-Açu (1), Axixá (1), Barra do Corda (2), Chapadinha (1), Coelho Neto (1), Colinas (1), Coroatá (1), Dom Pedro (1), Fortaleza dos Nogueiras (1), Grajaú (2), Lagoa Grande do Maranhão (1), Mata Roma (2), Miranda do Norte (1), Paço do Lumiar (4), Paraibano (1), Pindaré-Mirim (1), Presidente Dutra (2), Presidente Vargas (1), Santo Antônio dos Lopes (1), São Domingos do Azeitão (1), São José de Ribamar (1), São Luís (15), Timon (5), Trizidela do Vale (1), Urbano Santos (1) e Vargem Grande (2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.