Pages

quinta-feira, 17 de março de 2016

Educação de Primeiro Mundo no Governo Flávio Dino é uma grande mentira!!!


Por IDALGO LACERDA - Durante à tarde desta terça-feira (15), nós deste blog estivemos visitando o Centro de Ensino Médio Luiz Montenegro Tavares (Anexo II), no Povoado Macaúba, localizado no município de Coroatá A escola é uma extensão do 2º Grau de Ensino Médio daqui de Coroatá.
A escola só funciona no período vespertino. Segundo os pais de alunos, as aulas referentes ao ano letivo de 2016, estavam previstas para começar nesta última segunda-feira, mas das três salas de aula, apenas uma funcionou por meio período. O professor chegou e saiu e liberou o número bastante reduzido de alunos que foram à escola na expectativa de assistirem às aulas. Contudo, as aulas ainda não iniciaram na segunda-feira. No entanto, Somente depois de os pais e moradores reclamarem de forma sistemática junto ao Superintendente de Articulação Política para a Região dos Cocais, Sebastião de Araújo (PCdoB) e, também aos famigerados integrantes do G10 e vereadores de oposição é que houve essa falsa manifestação, ora dissimulada pelos comunistas locais.
Enquanto isso, o suposto e pseudo representante da comunidade da Macaúba, vereador Cássio Reis (PSDB), que há cerca de um ano e três meses assumiu o compromisso e a responsabilidade de solucionar o problema e que, até agora encontra-se do mesmo jeito, ou seja, desde quando prometeram construir uma nova escola de Primeiro Mundo na Macaúba. Os pais afirmaram ainda que, essa tentativa de iniciar as aulas nesta segunda-feira, é por que o professor mora no povoado. Os professores de outras disciplinas jamais apareceram por lá! Não tem previsão ainda sequer de vir a ter aulas nos próximos dias! O que é inadmissível e lamentável!!!
Na época das promessas mentirosas, o grupo G10 chegou a levar à comunidade, a então Secretária de Educação do Estado do Maranhão, Áurea Prazeres, Secretário-adjunto de Projetos Especiais para a Educação do Estado, Odair José e vários integrantes do Governo Comunista Flávio Dino (PCdoB). Na oportunidade da visita prometeram e comprometeram-se em construir uma nova escola em tempo recorde, porém , a promessa não saiu do papel. A comunidade, inclusive fez a doação de uma área de terra para a construção de uma escola nova e moderna, conforme fora prometida. Segundo a Presidenta da Associação dos Moradores, Irmâ Dona. Tudo não passou de uma grande mentira e de uma falsa promessa vendida àqueles moradores que acreditaram nas promessas e que até hoje esperam por essa escola!!!


O prédio onde atualmente funciona o Anexo II do 2º Grau, no Povoado Macaúba, apresenta a sua estrutura física predial completamente comprometida e ameaça a ruir a qualquer momento, colocando em perigo e risco de morte iminente à vida dos alunos, professores e funcionários que ali estudam e trabalham.
Nós deste blog checamos in loco várias irregularidades e rachaduras nas paredes. Tanto nas partes internas quanto nas externas. Pelas imagens colhidas mostradas por intermédio das câmeras. As paredes já estão curvando-se, fechando-se para o lado de dentro, o que aumenta ainda mais o perigo de desabar. Outro fator que colabora, é o  grande excesso de capilaridade (infiltração de água da chuva que milham as paredes) devido à época de um inverno intenso, aumentando assim, o risco de desabamento. Além disso, as terças que são peças de madeira e que formam as grades que sustentam o telhado estão todas corroídas por cupins e rachadas, cujo madeirame que sustenta o telhado permanece escorado por vigas de ferro e de barras de madeira. As paredes são antigas e feitas de taipa, porém, rebocadas e revestidas com argamassa de cimento e pintadas a cal.

                         
Quer dizer, dessa forma o perigo que ronda e paira no dia a dia sobre as cabeças dos alunos, professores e funcionários que ficam debaixo de uma escola que é mantida pelo Governo do Estado do Maranhão e que está completamente fora dos padrões exigidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
                               
                                    Fotos by Fabbio Frazão-SECOM/CTA 
 A senhora Eva é mãe de dois alunos que estudam na referida escola. A mãe confessou a nossa reportagem ficar bastante preocupada quando os filhos vão à escola. Pois, não sabe ao certo o que poderá acontecer a qualquer momento, principalmente, quando começa a chover e trovejar muito forte. Para ela, a sensação é bastante horrível, isto é, a de que a escola vai desabar sobre os seus filhos e dos demais alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.