Pages

terça-feira, 22 de março de 2016

Secretária Municipal de Saúde de Coroatá desenvolve uma série de ações de combate ao Aedes aegypti


SECOM/CTA - A união faz a força! Já diz o velho e antigo ditado popular! È com esse mesmo pensamento que a Secretária Municipal de Saúde de Coroatá (SEMUS) vem trabalhado nos últimos dias, através de uma serie de ações que têm acontecido em toda a nossa cidade no sentido de combater e eliminar de nosso meio o Aedes aegypti, o mosquito transmissor das três doenças que têm assolado a população do mundo inteiro que ocasiona as doenças Chikungunya, Zica e Dengue.
                                                Fotos by Ronny Salles-SECOM/CTA
Como é de costume, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias trabalham diariamente visitando bairros, ruas e logradouros públicos municipais, entrando de casa em casa. Neste mês de março, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas por toda a cidade estão também movimentando suas equipes formadas com diretores, enfermeiros e seus agentes de saúde, que mobilizam-se em equipes em sua própria área de atuação.

Outras medidas tomadas pela Secretaria de Saúde, foram às visitas às escolas da Rede Municipal de Ensino, onde foram ministradas palestras educativas. Cujas palestras estavam presentes todos os coordenadores da Rede de Saúde juntamente com a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE).

Em uma parceria inédita com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, já foram feitas visitas nas borracharias de Coroatá, ou seja, um trabalho de conscientização junto aos proprietários e trabalhadores das mesmas, mostrando os perigos sobre o acúmulo de água e de ter em seu estabelecimento um possível criadouro do mosquito. Nestas visitas o agente dava orientações e o funcionário da Secretaria Municipal de Infraestrutura cuidava da limpeza.

Até a piscina do CER - Centro de Especialidades em Reabilitação recebeu um tratamento especial, quando os ACS visitaram o local e fizeram a colocação de um produto especifico para a eliminação de larvas do mosquito. Em toda a cidade também foram visitadas as residências com piscina, cujos pedidos foram realizados pelos próprios proprietário. 

No dia 12 de março foi feito uma grande caminhada por todo o centro da cidade de Coroatá. Nessa caminhada foram exibidas faixas e cartazes declarando guerra ao mosquito e às doenças trazidas por ele, além da distribuição de panfletos com orientações para evitar a proliferação do mosquito. No dia 18 de março, mais ações aconteceram na zona rural e urbana e, ao mesmo tempo, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estiveram novamente envolvidas nesta ação.

É dessa forma que a Secretaria Municipal de Saúde de Coroatá trabalha, ou seja, de forma participativa. Onde o momento é de união, pois precisamos combater a ameaça trazida pelo mosquito Aedes aegypti. Isto é, o esforço para combater as doenças trazidas pelo mosquito é essencial e contamos com a sua ajuda para garantir o bem estar de todos os coroataenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.