Pages

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Parabéns, ó Coroata! Pelos teus 96 anos de história e emancipação política na data de hoje!

Por IDALGO LACERDA -Não precisa ser poeta e, nem tampoico, um filho  nato e embrionário ter nascido em teu berço esplêndido, pacato e formoso. Basta  ser um simples cidadão comum, decente e honesto ter chegado de alémfronteiras e ficado encantado, enfeitiçado e maravilhado com tuas belezas naturais: verdes matas, rio, igarapés e babaçuais que te fazem mais emolduradas e a mais vela de todas as cidades do patriarca Maranhão!

Coroatá: nome que possui diferentes origens. Da planta de piteira ou agave! Dos indígenas que batizaram-na de 'Croatá-Açu' e, depois, Coroatá Grande, cuja manjedoura acolhedora ficara próxima ao Rio Itapecuru, ora edificada pelos seus 'depósitos' e 'paiós', casarões e e mansões construídas e até os seus dias atuais.

Primeiro foram os portugueses, sírio-libaneses e cearenses dos lugares mais longinquos que untarem-se mais tarde aos habitants de áreas vizinhas.

Aos cinco dias do mês de novembro de mil oitoentos e quarenta e três, através da lei nº 173, funda-se a Vila Coroatá.

A Vila Coroatá levou cerca de setenta e sete anos sob a égide e domínio dos municípios de Caxias e Itapecuru-Mirim

Somente no dia Oito de abil de Mil Novecentos e Vinte, por intermédio da Lei 924, assinada pelo Governador do Estado do Maranhão, Dr. Urbano Santos de Araújo, a Vila Coroatá é elevada à categoria de município de Coroatá.

Hoje, o município de Coroatá possui uma população de 62.189 habitantes. Conforme, o senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 01 de dezembro de 2010.

A sua bandeira traduz a cores de sua origem e de sua raça. O verde representa as matas; o branco, a paz; o vermelho, o sangue vibrante de um povo trabalhador; o azul, o céu cintilante; e a estrela, sobre o azul do céu, é um símbolo de verdade e de esperança. Em destaque as palavras "Trabalho e Justiça", entendidas pelos idealizadores como os pilares edificadores e sustentadores da cidade. Aqui vale ressaltar o grande idealizador da Bandeira de Coroatá, o Professor Iram Lima Costa, quando em solenidade oficial, realizada no dia 07 de setembro de 1.988. Ao iustre professor, também atibui-se à criação de outros símbolos  coroataenses, como a concepção de novos selos. O municípios de Coroatá é reconhecido internacionalmente pelos maiores filatelistas que agora podem acrescentar às suas coleções como um dos selos raros e valorosos dentre os quais devem ser adorados por todos nós!!!

Embora o Hino de Coroatá tenha sido produzido recentemente pelo cantor e compositor, José Carlos da Silva, o Dafé. Fora oficialmente reconhecido, no dia 09 de dezembro de 2012, pela Câmara Municipal em sessão solene.
Dos filhos mais ilustres e concidadãos que adotaram Coroatá, como seu berço natal para viver, trabalhar e criar suas famílias, genuinamente por filhos coroataenses, podemos exaltar e enaltecer um número bem expressivo quanto aos seus valores e princípios éticos, culturais, políticos e morais, a partir do momento que o município de Coroatá fora emancipado e, historicamente avançou no tempo e no espaço dentro de um contexto sociopolítico-econômico em que sua larga e complexa história relata.
Além desses nomes, outros ilustres personagens podemos citar: Ricardo Murad, Neuza Furtado Muniz, Andrea Murad, Sebastião Magalhães, Manuel Viriato Correa Baima do Lago Filho, Perozé Ana dos Santos, José Ribamar de Oliveira, o Canhoteiro, Zé do Combate...
                                                
De José Jansen Pereira, Nagib Rabelo Lamar, Gentil Augusto Frazão Filho, Vítor Dias Trovão, João Mota Queiroz, José de Ribamar Trovão, Luís Montenegro Tavares, Rômulo Augusto Trovão Moreira Lima a Maria Teresa Trovão Murad (atual prefeita), que deixaram e deixarão os seus nomes registrados dentro de um legado em que a política e a história os mantém num estrelato e no firmamento nas páginas e nos anais, onde permanecerão eternizados em cores sempre vivas na memória de sua gente e do seu querido povo.

Enfim, o município de Coroatá durante todo esse ciclo de vida avançou, recuou, retrocedeu e conquistou grandes batalhas e sobressaiu em vitoriosas guerras!. Teve perdas e ganhos, porém, o povo é conhecedor de que é hospitaleiro, honrado e trabalhador. Que muitas das vezes peca, joga erra e acerta na escolha de seus governantes, mas, sobretudo, quem sabe reconduzir na certeza quem pode de verdade resolver e fazer o melhor pela sua terra e pela sua gente!!!

Parabéns, ó Coroatá, pelos teus teus 96 anos de história e emancipação política cheia de glória!!!
                                       Parabéns, Coroatá pelos teus 96 anos de história!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.