Pages

sábado, 9 de julho de 2016

Conhecimento das comunidades é transformado em ciência no MA


CIÊNCIA!!!

7/2016 09h48 - Atualizado em 09/07/2016 10h01
Conheça trabalho para identificar propriedades medicinais das plantas.

Pesquisa virou missão de vida da doutora em botânica Terezinha Rêgo.

Do G1 M

Do fundo do quintal para o laboratório: o Repórter Mirante deste sábado (9) mostra as pesquisas para identificar as propriedades medicinais das plantas. Os remédios naturais produzidos a partir de raízes, folhas e flores. O conhecimento das comunidades transformado em ciência.

Você vai conhecer o herbário onde se cultiva saúde e os ensinamentos que viraram curso de extensão na faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Pesquisa virou missão de vida da doutora em botânica Terezinha Rêgo (Foto: Reprodução/TV Mirante)Pesquisa virou missão de vida da doutora em
botânica Terezinha Rêgo (Foto: TV Mirante
)
 
As plantas que ajudam a prevenir e a cuidar de vários tipos de doenças. O Repórter Mirante se aprofundou no trabalho de Terezinha Rêgo, a doutora em botânica que fez da fitoterapia uma missão de vida. “Sou uma apaixonada pelas plantas. Eu respiro planta desde a hora da manhã, até a hora que eu durmo. E muitas vezes dormindo eu ainda sonho com as plantas, muitas vezes”, define.

É no horto do herbário da UFMA, em São Luís, que a doutora Terezinha Rêgo cultiva essa paixão. “O horto para mim é, digo que é minha vida, é como um lenitivo pra continuar. Aqui é o meu mundo. eu não sei como vai ser quando eu não puder mais vim aqui. É muito triste”, diz.
No local, cultivou mais de 500 variedades de plantas. Catalogou e estudou cada uma delas. Queria saber quais poderiam ter propriedades medicinais. E descobriu muita coisa boa para aliviar os males do corpo. Por ironia do destino, foi com uma planta conhecida como Cravo de Defunto, que doutora Terezinha identificou uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas com problemas nas articulações.

Sou uma apaixonada pelas plantas. Eu respiro planta desde a hora da manhã, até a hora que eu durmo. E muitas vezes dormindo eu ainda sonho com as plantas”.
 
Terezinha Rêgo, a doutora em botânica
 
Agrião, romã e urtiga aliviam os problemas respiratórios. A Chanana, por exemplo, se tornou uma das plantas mais conhecidas, depois dos estudos da doutora Terezinha. A paixão pelas plantas começou na infância, vivida neste casarão do Século XIX, no Centro de São Luís. A inspiração veio do avô, José Moreira. “Eu tinha um avô que tinha fazenda em Cajapió (MA), e ele já era apaixonado pelas plantas”, conta.

Prestou vestibular, a quinta, dos seis filhos de seu Joaquim Pedro da Silva e dona Francisca da Conceição da Silva, tinha absoluta certeza do que queria para vida. “Porque até nas brincadeiras, em vez de boneca, eu pegava aqueles vidrinhos e colocava farmácia. Daí veio a grande paixão pela farmácia”, revela.

Paixão pela farmácia começou desde cedo (Foto: Reprodução/TV Mirante)Paixão pela farmácia começou desde cedo (Foto: Reprodução/TV Mirante)
 
Fez bacharelado em Farmácia, na UFMA. Especialização em Botânica na Universidade de Havana, em Cuba. Em São Paulo, fez doutorado em Botânica e Fitoterapia. Juntou todo esse conhecimento científico e levou para comunidades na periferia de São Luís. Depois de trazer o conhecimento das comunidades para o laboratório e transformar em ciência, a professora Terezinha fez o caminho inverso: devolveu esse conhecimento, agora com aval científico, para as comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.