Pages

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Em pesquisa recentemente realizada pelo Instituto Exata, alguns nomes que concorrem à reeleição para vereador estão eleitos, outros apontados como surpresa e demais nomes tidos como certos, nem aparecem dentre os vinte primeiros mais bem votados!!!




 
Por IDALGO LACERDA - Em recente pesquisa realizada pelo Instituto Exata, para o cargo de vereador em Coroatá. Alguns nomes estão certos como reeleitos. Outros eleitos pela primeira vez como marinheiros de primeira viagem. Contudo, alguns nomes que estão concorrendo numa tentativa de voltarem à Câmara Municipal, sequer aparecem entre os vinte primeiros colocados. Isso significa dizer que, o príncipe ficará como eterno sapo cururu!!!!

A pesquisa fora feita para controle, consumo próprio, ora encomendada pela direção de determinada coligação. No entanto, não fora registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), conforme determina a Lei Eleitoral de nª 9.504/97. Uma vez não obedecida às regras, o órgão corre sério risco de ser punido a pagar pesadas multas e débitos previstos pela lei.

A pesquisa mostra o espelho que poderá ser  o reflexo destas eleições, logo após a apuração do resultado que for divulgado no dia 02 de outubro, horas encerrada até a votação com a pesquisa de boca de urna.

A amostragem realizada pela pesquisa também delineia o futuro do próximo perfil da nova Câmara que será composta para a legislatura seguinte. Dentre os nomes eleitos, se confirmadas as intenções de votos para os novos legisladores. De um a dois vereadores que integrariam o bloco oposicionista, passarão para o lado governista. Fato este, aqui não é permitido revelar tais nomes. Mas é coisa dada como certa a nossa análise feita com bastante precisão, mesmo antes até que a coisa aconteça.

A decepção não está descartada para muitos que pensam garimpar votos para atingir o coeficiente eleitoral, que desta vez, está muito aquém do esperado devido o número de eleitores ter sido reduzido em função do Recadastramento Eleitoral e a Biometria, onde muitos deixaram de comparecer para concretizá-la no prazo determinado pela lei.

O município de Coroatá tem como certo o número oficial de eleitores aptos para votarem nestas eleições, um total de 37.954 eleitores, Cerca de quase 9 mil eleitores deixaram de realizar o recadastramento e a biometria dentro do prazo e, nem tampouco procuram regularizarem as suas situações até dia 05 de maio último junto ao TRE.  

Além disso, há também o grande número de votos em branco, nulos e a abstenção que poderá alcançar a casa de 20% do eitorado inscrito para votar.

Algumas coligaçoes fizeram de um tudo. Até 'chapão' para garantir a reeleição e a eleição de personagens. Inclusive, alguns dos candidatos a vereador poderão ficar de fora, no caso de virem a ser os mais votados dando lugar  àqueles que obtiverem poucos votos, conforme determine o cálculo do coeficiente eleitoral e a legenda que abriga o provável novo eleito para o cargo de vereador.

Quer dizer, são surpresas 'desagradáveis' e 'agradáveis' que muitos poderão encontrar pelo caminho durante o processo de apuração. Isto é, o famoso after day! O dia seguinte do pós ressaca eleitoral as centenas de lamentações que serão propagadas por toda a cidade de Coroatá!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.