Pages

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Campanha Nacional de Multivacinação terá início na capital


Campanha Nacional de Multivacinação começa em Coroatá, segunda-feira, 19 de setembro nos Postos de Saúde da Sede e Zona Rural. O Dia D será no sábado, 24, somente nos postos da Sede!!!


15/09/2016 16h28 - Atualizado em 15/09/2016 16h40
Campanha irá ocorrer a partir da próxima segunda-feira (19).

Calendário básico nacional de imunização contém 16 vacinas.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

A Campanha Nacional de Multivacinação terá início em São Luís na próxima segunda-feira (19). O objetivo da campanha é conscientizar as famílias sobre a importância de proteger os filhos de várias doenças.
Ao todo, o Ministério da Saúde enviou ao estado do Maranhão 870 mil doses extras de 14 vacinas. O calendário básico nacional de imunização contém 16 vacinas, além de outras que são oferecidas em momentos específicos.

Segundo a coordenadora estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Almeida, os pais devem levar crianças e adolescentes aos postos de saúde para atualizar a carteira de imunização. “O objetivo principal nesse momento agora é que os pais levem os seus filhos com a caderneta de vacinação até o posto de saúde a partir do dia 19 para que essa caderneta seja avaliada e o profissional lá vai ver se essa criança precisa ou não receber uma dose de vacina”, explicou.

Este ano, uma novidade na campanha é a inclusão de meninos e meninas de 10 a 15 anos incompletos no público-alvo. Especialistas em Saúde Básica começaram a observar que, a partir do momento em que a criança completa uma determinada idade, os pais já não se preocupam tanto em levá-los aos Postos de Saúde para reforçar a proteção contra as doenças. Além disso, especialmente as meninas precisam se vacinar contra o HPV, vírus que provoca o câncer de colo do útero e mata muitas mulheres no mundo todo.

Entre as vacinas oferecidas na campanha, estão às contra a poliomielite, ou paralisia infantil, agora é aplicada não mais com duas, mas com três doses injetáveis, aos dois, quatro e seis meses de vida; e mais duas orais. A vacina contra o HPV, que agora não são mais três doses, e sim duas, com intervalo de seis meses entre elas. A vacina contra a meningocócica que antes tinha um reforço aos 15 meses e que a partir de agora precisa ser administrado aos 12 meses, e finalizando as doses tem contra a pneumocócica que teve redução de uma dose e agora se dá com apenas duas inicialmente.

Ministério da Saúde enviou ao estado do Maranhão 870 mil doses extras de 14 vacinas (Foto: Reprodução/TV Mirante)Ministério da Saúde enviou ao estado do Maranhão 870 mil doses extras de 14 vacinas (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.