Pages

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

“Há uma tentativa de intervenção injusta na Saúde de Caxias”, diz prefeito eleito


Inconformado com a derrota acachapante, o clã dos Coutinho, agora desencadeia e destila todas as maldades que forem necessárias contra o prefeito eleito, Fábio Gentil. Como se não bastasse, o médico, Deputado Estadual Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, aliado incondicional do Governador Comunista Flávio Dino, Humberto Coutinho, articula intervenção na saúde daquele município. Pois o principal objetivo do aliado de Dino é proteger os seus interesses empresariais voltados para a saúde local, onde é o maior detentor de todos os investimentos médicos no município de Caxias e no Polo de Saúde de Teresina.

Por isso, o chefe do clã vem agindo de forma aloprada e estadualizando todos os hospitais, clínicas e maternidades do município, custodiando-os de vez para o Governo do Estado, a fim de continuar com a sua política clientelista para bancar os seus apaniguados. Quer dizer, o cara está moribundo, morre não morre, mas continua fazendo o mal para os seus munícipes.

A bagaceira realizada pelo então Prefeito Humberto Coutinho durante os 08 anos de seu governo municipal ainda não fora suficiente, quando teve à frente o atual Secretário Municipal de Saúde, Dr. Vinícius Araújo, sobrinho-primo do prefeito Leo Coutinho. Ou seja, esse mesmo que vem para Coroatá ser o novo secretário municipal de saúde. Haja bagaceira!!!

O dossiê desse médico Vinícius Araújo é pior do que você possa imaginar! O sujeito está envolvido em centenas e centenas de maracutaias. Em breve, você leitor ficará conhecendo o perfil e a biografia escandalosa desse sorumbático gestor trazido pelo prefeito eleito de Coroatá, inclusive a pedido do Governador Flávio Dino.

Isso implica dizer que, logo será aberta uma filial da Maternidade Carmosina Coutinho, a maternidade do terror, onde centenas de parturientes tiveram os seus filhos trucidados e mortos e, aqueles que conseguiram sobreviver a todas as maldades ficaram com sequelas irreversíveis.

Mas isso é outra história a ser contada por este blog! Aguarde!!!

Publicado em por
Do Jornal Pequeno
fabio_gentil

Em Entrevista ao Jornal Pequeno, o prefeito eleito de Caxias Fábio Gentil disse que recebeu com perplexidade a decisão do Comitê Intergestores Bipartite (CIB) que alterou a gestão dos recursos do Ministério da Saúde da prefeitura de Caxias para o governo do Estado. Segundo o prefeito eleito, “existe uma tentativa de intervenção injusta na gestão da Saúde em Caxias”.

Fábio Gentil conta que má gestão na Saúde é apontada como a maior causa da derrota dos seus adversários políticos. Ele disse esperar uma parceria franca e transparente com o governo estadual para “solucionarmos a caótica situação de Caxias”. O prefeito eleito de Caxias faz um apelo ao bom senso dos que irão decidir a plena gestão dos recursos da Saúde no Município. “É injusto querer manipular verbas públicas da saúde ao bel-prazer daqueles magoados com a derrota política”, afirmou Fábio Gentil.

No processo de transição surgiu a tentativa de “estadualização” dos recursos da Saúde de Caxias. Como o senhor tem enfrentado esse problema?

Essa mudança pretendida só foi proposta após o resultado das urnas. Há uma tentativa de intervenção indevida na gestão de saúde em Caxias. Duas resoluções editadas recentemente pelo Comitê Intergestores Bipartite (CIB) confessam isso. Elas alteram a mudança da gestão dos recursos destinados a Fundação Humberto Coutinho. Esses recursos hoje administrados pelo município passariam à Secretaria de Saúde do Estado. Vimos com perplexidade e preocupação. A subseção da OAB em Caxias propôs uma Ação Civil Pública pedindo a nulidade desses atos. Uma decisão do juiz titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Caxias tornou sem efeito as tais resoluções. Na prática, essa decisão impede provisoriamente a intervenção pretendida.

Qual é o fundamento para estadualizar a gestão da verba de Saúde de Caxias?

Não há fundamento fático e tampouco jurídico. Em sua decisão, o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública diz isso. Nos ofícios subscritos pela administradora da Casa de Saúde e Maternidade de Caxias, da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias e da própria exposição de motivos de casa resolução, não existe fundamento que alicerce a conclusão do CIB para editar as duas resoluções.

Na Ação proposta pela subseção da OAB se aponta possíveis indícios de irregularidade nessa decisão?

A subseção da OAB assinala indícios de montagem de procedimento administrativo pelo fato da requisição da direção da Casa de Saúde e Maternidade de Caxias ter sido autorizada antes mesmo de seu protocolo na Secretaria Municipal de Saúde. Na decisão judicial, o magistrado afirma que é possível identificar nos documentos que integram o procedimento administrativo a ausência de qualquer deliberação pelo Conselho Municipal de Saúde de Caxias a respeito da alteração na gestão dos recursos da Saúde.

A decisão da primeira pode ser derrubada no Tribunal de Justiça?

Sei que podem recorrer para anular a decisão do juiz da primeira instância. Mas, apelo ao bom senso dos que irão decidir a assegurarem a plena gestão dos recursos da saúde de Caxias ao Município. É injusto querer manipular verbas públicas da saúde ao bel-prazer daqueles magoados com a derrota política. Precisamos é unir nossas forças, dar as mãos, Governo do Estado e Município, em parceria franca e transparente, para assim solucionarmos a caótica situação da saúde em Caxias.

Se a intervenção do Governo do Estado ocorrer, o modelo de gestão da UPA pode ser comprometido?

O modelo de gestão da UPA de Caxias, que é administrada pela Prefeitura, pode simplesmente acabar, ficando a gestão sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde com a indicação de todos os funcionários pela livre escolha do grupo que perdeu as eleições no município. A gestão na saúde é considerada a maior causa do infortúnio sofrido em 02 de outubro, pelos meus adversários.

Além dessa surpresa na área da Saúde, sua equipe tem tido alguma dificuldades no processo de transição?

FG- Montei uma equipe capacitada para realizar esse processo de transição, que é coordenada pelo vice-prefeito Paulo Marinho Júnior. Até agora, tudo está transcorrendo de maneira tranqüila. Tenho recebido semanalmente relatórios da situação inerente a cada pasta. Até o final deste mês vamos reunir a equipe e realizar um balanço geral do que vamos herdar da atual gestão e, então, planejar os primeiros 100 dias de governo.

Prefeito, a sua eleição foi uma surpresa no meio político. Existe um segredo para a sua vitória?

O segredo foi o povo, que silenciosamente foi às urnas e provou a sua vontade de mudar a atual realidade da gestão administrativa de Caxias. Durante toda a minha campanha priorizei o debate aberto e franco com a população, fiz uma campanha humilde, limpa e ao mesmo tempo ousada. O povo entendeu e aprovou meu nome. Agora é administrar com todos os sentidos voltados para solucionar as carências da cidade, que não são poucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.