Pages

domingo, 6 de novembro de 2016

Segundo dia de prova do Enem tem redação e dura 5h30


Com o tema "Intolerância Religiosa", redação aborda assunto bastante polêmico para ser discutido no segundo dia de prova do ENEM

06/11/2016 09h28 - Atualizado em 06/11/2016 09h28

No primeiro dia de provas, 98,2% dos candidatos inscritos começaram a corrida por uma vaga nas universidades do Brasil

Do G1 M
GNews - Fila do Enem (Foto: Reprodução/GloboNews)No segundo dia de provas, portões fecham às 12h (de Brasília) (Foto: Reprodução/GloboNews)

No segundo dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), as provas serão de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. O exame começa às 13h30 e terá 5 horas e 30 minutos de duração.

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O Participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural. A prova sempre cobra do participante uma postura crítica.

O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.

Balanço do primeiro dia
Neste sábado, as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias foram realizadas para 98,20% dos candidatos inscritos no exame, o que corresponde a 321.897 mil participantes.

Os 5.904 estudantes foram prejudicados pelas ocupações contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita o aumento dos gastos públicos, a Medida Provisória (MP) 746, que prevê reforma o ensino médio, contra o projeto “escola com mordaça” e as contrarreformas trabalhistas e da previdência, poderão fazer a prova nos dias 3 e 4 de dezembro.

Ocupações cresceram
No Maranhão, dos 904 locais de prova, oito não receberam candidatos neste fim de semana, por conta das ocupações. Os estudantes que foram ao Centro Integrado do Rio Anil (Cintra), situado em São Luís, foram surpreendidos pela a decisão do Ministério da Educação (MEC) em cancelar as provas no local. No total, 1800 alunos não fizeram a prova no Cintra.

A Universidade Federal do Maranhão, em Grajaú; o Centro de Estudos Superiores (CESI- UEMA), em Imperatriz; o IFMA, em Pinheiro, e a Universidade Federal do Maranhão, em São Bernardo. O Colégio Universitário (Colun), em São Luís, foi incluído de última hora também na relação de locais vetados.

Outro local que foi retirado da lista pelo MEC foi a Unidade Escolar Agostinho Ramalho Marques, contudo a Prefeitura de Pinheiro, por meio de nota, informou que a escola nunca foi ocupada e causou surpresa a divulgação do prédio como vetado por conta disso. O nome do oitavo local onde a prova foi cancelada não foi divulgada pelo MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.